Abertura da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reúne representantes do governo e da sociedade civil

Tags: , , , ,
Publicado em 11 de junho de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Este momento reforça o compromisso da gestão pública com a escuta ativa e a construção de políticas mais inclusivas, valorizando a experiência e as necessidades da população idosa

 

Na manhã desta terça-feira (11), a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), foi palco da abertura oficial da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para discutir os desafios e estabelecer diretrizes para as políticas públicas voltadas à população idosa do município.

 

A solenidade de abertura contou com uma apresentação cultural do grupo de dança do Instituto Abdalaziz de Moura, que encantou o público com uma exibição de capoeira, marcando simbolicamente o início das atividades da conferência.

 

As conferências são espaços democráticos e participativos que têm como objetivo principal fomentar o debate coletivo em torno de propostas e estratégias de organização social. Neste contexto, a V Conferência se apresenta como uma oportunidade para que governo e sociedade civil dialoguem, analisem a realidade local e definam, juntos, as prioridades para o fortalecimento dos direitos das pessoas idosas.

 

Durante os debates, foram abordados temas relevantes para o envelhecimento com dignidade, a promoção da cidadania e a ampliação do acesso a serviços essenciais. O processo conferencial promove um ambiente seguro e acolhedor para o diálogo, resultando em propostas consistentes que reforcem a agenda pública do envelhecimento no município.

 

João Cordeiro de Oliveira Júnior, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, falou do intuito dessa conferência: “É um passo muito importante para os estudos de Gravatá, porque daqui sairão decisões de políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. O Conselho Municipal da Pessoa Idosa trabalha em parceria com a gestão, que muito temos apoiado e colaborado para que nós possamos melhorar nossas instituições, físicas, qualificação de profissionais para ter atendimento melhor e médicos. Enfim, é uma rede, como a nossa, que quando acionada funciona. Então hoje, na Gravatá, nós temos uma política pública para o idoso totalmente. Diferenciada que funciona”. 

 

Viviane Salgado Sanjurjo, secretária de Assistência Social e Juventude, comentou o apoio da gestão municipal em definir diretrizes para o público idoso: “Um espaço legítimo, democrático, e vamos fortalecer a política da presença idosa neste município. Ela já vem ampliada desde 2021 e já vem sendo fortalecida pela gestão, mas hoje é um momento para a gente construir ou implementar novas proposições em benefício dessa população que vem envelhecendo e vem crescendo muito rápido em nosso município, como em todo o país. Então é um momento legítimo de discussão e estamos com a representação hoje da sociedade civil e do país. O Governo Municipal para juntos buscarmos essas diretrizes”. 

 

O prefeito Joselito Gomes participou ativamente desta conferência acompanhado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes. Ele destacou que: “Hoje acontece em Gravatá a V Conferência da Pessoa Idosa, ou seja, tratando dos direitos da pessoa idosa, a política pública da pessoa idosa. Passos importantes já foram dados em nosso município neste sentido. As várias atividades que ao longo do ano acontecem e que pessoas idosas estão envolvidas e participando, e saindo muitas vezes daquela situação de tristeza, solidão e de doença, e queremos avançar na participação e envolvimento de todos e todas. E é dessa que essa política pública vem acontecendo em nosso município, vamos continuar seguindo  esse caminho”. 

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM) 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS