Entre os objetivos da instituição estão promover a defesa dos valores culturais do município e realizar estudos e pesquisas de atividades literárias e das artes
A Academia de Letras e Artes de Gravatá (ALAG) comemora 25 anos em 2022 e para marcar a data foi realizada uma série de atividades.
Palestras, noite de autógrafos com o lançamento do Livro “O Protagonista” do acadêmico Admaldo Matos de Assis, no Porto da Serra, além de celebração de missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Sant’Ana.
A celebração religiosa aconteceu no último sábado (05), em seguida foi oferecido um coquetel com música ao vivo, no Hotel Porto da Serra, onde o Presidente Fernando Junior usou da palavra para falar sobre a importância da entidade e o valor dos inúmeros talentos artísticos e culturais que o município tem “Nossa Academia reconhece o valor de cada artista gravataense; que representa a música o teatro e as diversas manifestações culturais. Nossa academia é a guardiã desses valores. Todos esses talentos representam a grande riqueza das letras das artes e da música deste município” concluiu citando vários nomes de artistas do município”.
A ALAG foi fundada em 26 de outubro de 1997, cujo objetivo principal é a promoção e a defesa dos valores culturais do município, a finalidade é divulgar as letras e as artes, realizar estudos e pesquisas de atividades literárias, contribuir para compreensão da língua Portuguesa e manter intercâmbio a nível municipal, estadual e nacional.
A Academia foi composta inicialmente por 21 membros, e atualmente, pelo novo estatuto, compreende 29 membros, seu primeiro presidente foi o Dr. Adeildo Nunes. Atualmente a entidade é presidida pelo professor Fernando Junior.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Josias Teles (cortesia)