Praça da Matriz recebeu serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional, auriculoterapia e vacinação
Em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado na segunda, 20 de janeiro, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco – CRF/PE, promoveu ação de saúde na Praça da Matriz, na área central da cidade.
As pessoas que passavam pela região foram atendidas, de forma espontânea, com serviços de auriculoterapia, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, Odontomóvel, vacinação, atividade com educador físico e orientação farmacêutica.
Georgiana Cerqueira, assistente social, mora em Recife, mas viu a ação e aproveitou para fazer uso de alguns serviços oferecidos na ação. “A gente veio ontem e passou o final de semana aqui. Estamos indo embora hoje e quando passamos por aqui, aproveitamos. Muito bom, muito importante para as pessoas, para ter mais conhecimento, principalmente para as pessoas que não têm acesso à aferição de pressão, à glicose, a nutrição, muito bom”.
O conselheiro Regional de Farmácia, Rosiel Santos prestigiou a ação em Gravatá e parabenizou a gestão municipal. “Hoje é o dia 20 de janeiro, quando é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. Então, toda essa semana vai ter uma série de ações, do Recife a Petrolina. São ações promovidas ou, de alguma forma, patrocinadas pelo Conselho Regional de Farmácia, e Gravatá saiu na frente com uma dessas ações. Gravatá está de parabéns. Ano passado foi a mesma coisa e o município está se destacando nesse aspecto de sempre dar o pontapé inicial nas comemorações pelo Dia do Farmacêutico. Atualmente são 12 mil farmacêuticos em Pernambuco e quase 300 mil farmacêuticos no Brasil. São ações como essa, de atenção e cuidados farmacêuticos, promoção e conscientização para o uso racional dos medicamentos. A gente sabe que a população em geral, às vezes, usa medicamentos de forma irracional e aí essas ações em comemoração ao dia do farmacêutico também fazem parte dessa programação no sentido de alertar a população sobre essa questão do uso do medicamento”.
Viviany Cavalcante, secretária de Saúde de Gravatá, esteve presente na ação e falou sobre mais esta ação com o CRF/PE. Ela também aproveitou para alertar: “Esta é a segunda edição. Nós fizemos essa mesma parceria no ano passado. E um dos focos dela, além da oferta dos serviços para a população, é a conscientização da própria população sobre a automedicação. E a gente faz a oferta do serviço para chamar a população para que a gente consiga chegar até ela com esse alerta. É muito comum as pessoas se automedicarem. Porque o vizinho tomou, ele teve a mesma coisa que eu estou sentindo, então ele tomou e aí eu vou tomar também. Mas o que não prejudicou um, essa mesma medicação pode prejudicar outra pessoa porque a gente não sabe as comorbidades que aquela outra pessoa tem. Não é uma receita de bolo que vai servir para todo mundo. Medicação tem que ser realmente passada por um profissional habilitado para isso. O médico, o enfermeiro que tem algumas habilitações e o farmacêutico também. Então se não for passado por um profissional habilitado para isso, essa medicação em vez de melhorar o quadro da pessoa, ela pode vir a prejudicar”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM