Ação do Novembro Azul chega ao distrito de Russinhas

Publicado em 11 de novembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Prevenção do câncer de próstata e de boca foram temas abordados pela equipe da Unidade de Saúde Família

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma breve conversa sobre o Novembro Azul, que é o mês da prevenção e conscientização do câncer de próstata e de boca, além de englobar tudo o que está relacionado à saúde do homem,  na Unidade de Saúde da Família do distrito de Russinhas, nesta quinta-feira (11).

 

Essa ação que acontece todo o mês é importante para abordar e explicar o que é a próstata, a importância do acompanhamento médico e os exames que devem ser realizados, como o PSA adequado para quem tem a partir de 50 anos. 

 

Foi enfatizado aos homens que eles devem observar os sinais que o corpo dá, buscar uma alimentação mais saudável, e quebrar o tabu e o preconceito que ainda é nítido na sociedade.

 

O Sr. Bonifácio José, tem 62 anos, é agricultor e opina sobre a ação: “Achei ótimo, foi um bom trabalho, uma boa orientação, porque todo mundo tem que compreender, tem que ter uma pessoa para educar, para a pessoa tomar alguma iniciativa e decisões”.

 

O dentista, Luis Fernando, destaca o cuidado da prevenção do câncer de boca: “Esse mês de novembro é o mês dedicado ao homem, tanto com relação ao câncer de próstata quanto com relação à saúde bucal e ao câncer de boca. Então, tivemos uma breve conversa onde foi explicado os fatores de risco para o câncer de boca e as formas corretas de fazer a higienização bucal, tudo visando a melhora da saúde do homem”.

 

 

Leandro Peña, médico da USF de Russinhas, explica que: “Fazer a prevenção do câncer de próstata é muito importante já que o câncer de próstata é uma doença grave que mata um homem a cada 38 minutos no Brasil. Então, a gente deve fazer essa prevenção screening”.

 

Enfatizando a importância de oferecer esse conhecimento à comunidade, a enfermeira da USF de Russinhas, Joyce Mirelle, fala que: “Achamos muito importante esse mês de novembro azul que enfatiza a prevenção sobre diversas doenças que englobam a saúde do homem. Então, é muito importante trazer essa breve conversa para esses homens para relatar a importância de se cuidarem, porque a gente sabe que o homem do campo como da cidade tem essa dificuldade de procurar essa ajuda, procurar, se cuidar, procurar vir ao posto e a gente queria deixar bem claro para eles, que eles precisam se cuidar”.

 

Hoje também acontece a ação do Novembro Azul – prevenção do câncer de próstata e de boca, nas Unidades de Saúde da Família: Nielson Lucivânio, Ricardo Valmir, Jucá e Patrícia Nely.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Marcone Barros (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS