Ação educativa entre Departamento de Trânsito de Gravatá e Governo do Estado leva informação para moradores e visitantes pelo Festival Pernambuco Meu País

Tags: , , , , , ,
Publicado em 22 de agosto de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Participaram da ação a Guarda Civil Municipal, o Departamento de Estradas de Rodagem – DER, Operação Lei Seca e Comitê Regional de Prevenção de Acidentes por Motocicletas (CRPAM) 

 

 

 

O dia a dia da sociedade atual está acelerado. O problema é quando isto se estende para o trânsito, onde esse estilo de vida corrido é prejudicial para todos, tanto motoristas, quanto pedestres.

 

 

Pensando em alcançar o público que vai estar em Gravatá durante o final de semana em que acontece o Festival Pernambuco Meu País, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Gravatá – DMGTTRANS e pela Guarda Civil Municipal, Governo de Pernambuco, por meio do DETRAN e Operação Lei Seca, além do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes por Motocicletas (CRPAM), realizaram ações educativas na manhã da sexta (22), na Praça da Matriz de Sant’Ana, com o tema “Abrace o Trânsito – Desacelere! Seu bem maior é a vida”

 

 

Além das abordagens ao público, houve distribuição de material educativo contendo orientações baseadas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a ‘Medalha do Amigo da Vez’ que faz parte da campanha ‘Se beber, não dirija!’, com os óculos que simulam embriaguez, bem como recomendações para operar um trânsito mais seguro, os visitantes terem a oportunidade de tirar Credencial de Estacionamento para Idoso e informações sobre infrações de trânsito do próprio veículo. 

 

 

Thiago Saúde é um dos agentes educador da Operação Lei Seca, e explica o porquê da presença dele na atividade. “A minha importância na Operação Lei Seca é porque sou vitimado por acidente automobilístico com envolvimento álcool-direção. Então eu posso passar uma realidade para o público, para os motoristas, para os motociclistas, porque eu posso falar, pois eu sou a prova viva de que bebê dirigindo não combina. Há 24 anos atrás eu vinha com o meu carro bêbado dirigindo e acabei perdendo a direção do carro por conta dos sintomas do álcool na direção. E perdi a direção, capotei com o carro e derrubei uma árvore com raiz e tudo. Por conta disso eu sofri uma lesão medular, quebrei a coluna e lesionei a medula. E aí faz 24 anos que sou um usuário de cadeira de rodas e assim eu posso passar minha experiência para as pessoas para que elas não cometam o mesmo erro que eu cometi”.

 

Luiz Eduardo é o outro agente de educação de trânsito na Operação Lei Seca citado por Thiago Saúde. “A gente trabalha com a parte educativa do Detran, mais especificamente na Lei Seca. Tanto eu quanto Thiago, a gente é vítima de acidente de trânsito, fomos contratados especificamente para a Lei Seca. Ele foi o causador de acidente por causa da mistura álcool-direção e eu fui vítima de um condutor menor de idade sob efeito de álcool dirigindo o carro do próprio pai, que me atropelou quando eu tinha 12 anos e hoje não tenho uma das pernas por sequela desse acidente. Esse trabalho nosso é específico, parte educativa. A gente trabalha em conjunto com fiscalização também justamente para trazer para a população esse risco da mistura álcool-direção. Mas não só sobre o álcool, mas a gente fala também sobre segurança no trânsito, tudo aquilo que pode prejudicar a minha vivência em comum com as outras pessoas. Um comportamento de segurança que pode salvar a minha vida, é um comportamento meu de desacelerar quando estiver muito acelerado no trânsito. É aquele comportamento que eu tenho que pensar no outro também, não só em mim”.

 

Reginaldo Francisco da Silva, agricultor, participou de uma simulação como se tivesse ingerido bebida alcoólica. “É um trabalho muito positivo, foi uma escola para quem anda embriagado para não fazer esse tipo de coisa errada. O importante é isso. E fiz um teste que foi maravilhoso, agora só que o cabra não vê nada, né? O cabra sai tombando pra aqui e acolá, a mesma coisa do cara bêbado. Pode atropelar uma pessoa, matar um pai de família, uma mãe de família, ele mesmo morrer. Eu achei muito interessante esse trabalho de vocês. Nunca bebi, nunca usei bebida alcoólica e nem vou usar mais, que a idade não compensa. Mas, mesmo assim, aconselho: se dirigir não beba e se beber não dirija. Realmente o certo é esse, né?”.

 

Wasty Santana, coordenadora de promoção e prevenção da Operação Lei Seca, explicou que “a gente está aproveitando o Pernambuco Meu País para que as pessoas tenham uma conscientização de que o trânsito precisa de paz. Então a mistura de álcool e direção não é uma mistura boa. A gente quer que vocês entrem na festa e saiam da festa com qualidade. Então a gente veio hoje numa relação educativa junto com os parceiros do DER, do CRPAM, para orientar a população e tentar que eles não misturem álcool e direção. A mistura causa muitos problemas, inclusive aumenta muito o número de acidentes de trânsito. Por isso é importante a gente está sempre orientando a população, procurando a paz no trânsito. A gente quer que o povo desacelere, porque o que é mais importante é a vida, então a gente pede a vocês: desacelerem, que o mais importante é a vida. A Lei Seca está aqui numa ação não punitiva e sim educativa para orientar a população quanto à mistura de álcool e direção”.

 

José Agostinho dos Santos, diretor do DMGTTRANS, falou o quanto é importante esse tipo de ação educativa. “A Lei Seca tem uma parte que chama-se Educação para o Trânsito e o Departamento de Gravatá também tem a sua parte de educação para o trânsito. Por isso, estamos aqui aproveitando este momento das festividades do Pernambuco Meu País e estamos aqui em conjunto fazendo uma ação para mostrar ao povo da necessidade, do cuidado com o trânsito, quando nós também estamos vivendo setembro, quando nós temos a Semana do Trânsito, cujo tema é ‘Desacelere que seu bem maior é a vida’. Então, tudo isso a gente faz em conjunto nessa ação aqui, Departamento de Trânsito com a Guarda Municipal, a Lei Seca que é um órgão da Secretaria de Saúde do Estado e também o DER”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS