Profissionais receberam orientação na tarde desta terça (11), com participação de aproximadamente 30 guardas municipais
Os agentes de trânsito de Gravatá passaram por treinamento do sistema Autua e Autua Talonário, desenvolvidos pelo Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, na tarde desta terça (11), no auditório da ETE – Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, em Gravatá.
O sistema, que foi apresentado para 30 guardas municipais, é uma suíte de aplicativos cujo objetivo é trazer mais rapidez ao trabalho desses profissionais, uma vez que todo o procedimento será realizado de forma digital.
Através de transmissão on-line, a orientadora do SERPRO, Ângela Pinheiro, apresentou o passo a passo de como eles poderão utilizar o equipamento e em quais casos.
Leonardo Freitas é presidente da Associação dos Guardas Municipais de Gravatá e opinou sobre a participação da categoria nessa capacitação. “Entendemos que é preciso aperfeiçoar e estar integrado com as novas tecnologias para que a gente possa atuar com mais responsabilidade no nosso dia a dia, prestando um serviço de mais qualidade para a população. Vamos aproveitar bem esse curso, é um momento ímpar em que vamos adquirir conhecimento. O Código Brasileiro de Trânsito também responsabiliza o cidadão pelos seus atos. O trânsito seguro tem que ser um trabalho desenvolvido em conjunto. Estamos em função de fazer a fiscalização preventiva e, se for preciso, também fazer a execução dos autos de infração, mas a gente conta com o condutor consciente, pois ele sabe que dirigir de forma correta, evitando transgredir a legislação, é bom para todo mundo e toda sociedade. O cidadão tem que estar muito consciente dos seus direitos”.
Pedro Sales é membro da diretoria jurídica do Departamento de Trânsito de Gravatá e explicou o trâmite. “Eles vão aprender a preencher, de acordo com a legislação, para que possam dar o último passo antes de ir às ruas. Todos eles estão aptos e treinados, com o curso de atualização em dia. Dois grupos vão passar por esse treinamento e esse é o primeiro deles, que já vai para as ruas. Esses profissionais que estão aqui hoje serão os primeiros a serem habilitados para que possam operar o auto de infração eletrônico. O município está passando por processo de licitação dos tablets que serão utilizados e, posteriormente a esse trâmite, todos os guardas poderão autuar no município”.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal de Gravatá, André Paiva, “hoje a cidade já tem uma equipe de trânsito atuando nas estradas estaduais que cortam Gravatá, como a PE-087, PE-081 e a PE-071. A equipe de Tecnologia da Informação do SERPRO, juntamente com nosso diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Gravatá – DMGTTRANS. É importante frisar que esse curso não está servindo tem o objetivo apenas de autuar, multar os condutores, é para fazer uma parte educativa para assegurar a fluidez do trânsito, uma segurança maior para os pedestres e para os condutores de veículos”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)