Agosto Lilás: Secretaria da Mulher promove ação aos usuários do CAPS II

Tags: , , , ,
Publicado em 25 de agosto de 2023, por Pedro Ferreira | Categoria: Mulher

Dentro da programação do Agosto Lilás, a Secretária da Mulher promoveu mais uma ação de combate a violência contra a mulher, dessa vez no Centro de Atenção Psicossocial II, para tratar da violência psicológica com os usuários que recebem atendimento psicológico na unidade. 

Além da palestra, o CAPS também ofereceu o tratamento de Ariculoterapia, com a enfermeira da Equipe Multiprofissional, Amanda Gabriela, para os usuários que estavam no momento da ação.

 

Adriane de Freitas, usuária do CAPS II, já sofreu violência e relata como teve o acolhimento no abrigo destinado para as mulheres que sofrem violência: “Pra mim é bom essa palestra porque passei por agressões, já teve um ponto da polícia me esconder no abrigo das mulheres, passei um mês dentro do abrigo. Lá tive apoio, comida, roupa, calçados, atendimento médico, tive um grande apoio. O atendimento lá é muito bom”.

 

 

A secretária executiva da mulher, Gleizy Gueiros, fala das atividades que foram realizadas durante o mês para as mulheres do município: “De fato a Secretaria da Mulher tem se empenhado nesse agosto lilás em diferentes espaços, hoje estamos no CAPS II, à violência psicológica que é uma violência identificada na Lei Maria da Penha, é desencadeadora de graves problemas de saúde. A gente às vezes só vê a violência física porque machuca e vai para emergência, mas a violência psicológica ela tem um saldo muito negativo na vida da mulher em diferentes sentidos. E a gente tem se empenhado de fato para dar clareza na legislação e também é importante passar para as mulheres gravataenses que Gravatá tem serviços especializados no atendimento. Inclusive, estamos rolando a campanha Gravatá tem Espaço Seguro para as Mulheres, e esse espaço seguro, é o Centro de Referência para as Mulheres”.

Além das informações educativas, a Secretaria tem se empenhado em construir um espaço de acolhimento que seja positivo e valorizado pelas mulheres, não apenas na promoção de direitos, mas, também no atendimento individualizado, independente do caso. 

 

Reportagem: com colaboração de Pedro Ferreira
Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS