1º concurso de Desenhos – Prêmio Cleuton Azevedo e 3º concurso de poesias – Lamartine Farias, foi promovido pela Academia de Letras e Artes de Gravatá – ALAG, durante a 1ª Semana da Cultura, Literatura e Arte para alunos da rede municipal de Gravatá
Na tarde da sexta-feira (27), foi divulgado o resultado dos prêmios de poesias e desenhos, Prêmio Cleuton Azevedo e Lamartine Farias, para os alunos da rede municipal de Gravatá, com uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, com Academia de Letras e Artes de Gravatá – ALAG. A ação fez parte da programação da 1ª Semana da Cultura, Literatura e Arte, realizada pela ALAG.
O concurso homenageou o desenhista Cleuton Azevedo e o poeta Lamartine Lima, e teve o intuito de incentivar alunos do infantil ao 5º ano que participaram com desenho e alunos do 6º ao 9º ano participaram da poesia com o tema “Eu quero um mundo sem preconceitos”.
Sandra Bezerra, coordenadora de ensino, destaca a importância do município participar dessa premiação: *“Esse momento para nós que fazemos o ensino e educação do município de Gravatá foi muito importante, porque tivemos a oportunidade de ter um espaço dentro dessa semana de cultura, arte e literatura aqui em Gravatá, trazendo para as escolas a oportunidade de levar para os alunos o interesse pela poesia e pela arte. Então, nós lançamos, junto com a academia, a proposta de elencar um concurso de desenho para as crianças até o quinto ano e de poesia para as crianças e adolescentes do sexto ao nono ano. E aí tivemos uma grande participação, muitos desenhos, muitas poesias. Tivemos a oportunidade de ver estudantes da zona rural e urbana se destacarem com a qualidade do trabalho desenvolvido por eles de grande excelência. As crianças do infantil ao quinto ano participaram com desenho e todas as 15 escolas do sexto ao nono ano tiveram a oportunidade de participar do concurso de poesia”.
Edson Francisco, professor e integrante da ALAG, destaca essa parceria da Secretaria de Educação e ALAG: *“A Secretaria da Educação, junto com a ALAG, conseguiram dois objetivos. Primeiro, refletir sobre o preconceito, com mais de 500 crianças. E depois, a gente consegue incentivar a arte, a pintura, o desenho. Então, o desenho e a poesia foi essa a meta. A Secretaria de Educação e Prefeitura de Gravatá não medem esforços em estar junto da gente. Então eu como estou na Secretaria e também na Academia, não poderia ficar de fora. Nos juntamos, unimos forças e a gente fez um bom trabalho que resultou em palmas”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)