Artesãos de Gravatá exibem suas criações na Fenearte

Tags: , , , , ,
Publicado em 02 de julho de 2024, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Prefeitura de Gravatá aposta no espaço exclusivo para exibir a riqueza do artesanato do município na maior vitrine da América Latina para a produção popular

O destino Gravatá estará presente na 24ª edição da Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, a se realizar a partir desta quarta-feira, 3 de julho, até o dia 14, no Pernambuco Centro de Convenções. A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Secturcel), responde pelo estande municipal, que comercializará peças de 15 artesãos gravataenses.

O espaço, com 9m² e localizado na Rua 13, número 329, exibirá produtos artesanais diversos em madeira, material reciclável, pintura, tecido, macramê e brinquedos populares e educativos. A Bonequinha da Sorte, símbolo da cidade, produzida pela artesã Nilza Bezerra da Silva, que virou Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2023, também poderá ser encontrada no estande, no seu formato original, em miniatura. Na abertura, a criadora da Bonequinha da Sorte estará presente no estande.

“A Fenearte é a grande vitrine do artesanato do Estado e temos a alegria de levar à feira o trabalho de 15 artesãos locais. Nossa cidade é muito rica culturalmente, tem uma produção variada, que certamente vai encantar os visitantes da feira”, declarou o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

Além de assegurar um espaço exclusivo na Fenearte, o município apoia os artesãos locais que participam de outras iniciativas na feira, levando-os ao evento e garantindo o transporte das peças que serão colocadas à venda. “Sabemos da importância da Fenearte não só para a venda dos produtos, mas também como ambiente de capacitação para os nossos produtores de cultura. É um momento único de troca de experiências e de conhecimento e por isso fazemos este esforço para permitir que os artesãos da cidade estejam presentes”, diz o gestor da Secturcel, Marllon Lima.

A edição 2024 tem como tema “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente” e os ingressos para a Fenearte são vendidos antecipadamente, online, pelo site https://www.evenyx.com/24a-fenearte, a partir de R$ 6. A feira funciona das 14h às 22h (segunda a sexta) e das 10h às 22h (sábados e domingos).

Reportagem: Janaína Lima (Secturcel)