Artesãos de Gravatá participam de oficina sobre marketing digital promovida pela Prefeitura Municipal

Tags: , , , ,
Publicado em 08 de abril de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: Cultura

Este encontro demonstra o compromisso das gestões municipal e estadual com o fomento à cultura, ao empreendedorismo criativo e à valorização dos artistas gravataenses


A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com o apoio Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, realizou o 1º Encontro com os Artesãos de Gravatá. O evento aconteceu em clima de acolhimento e valorização da cultura local, reunindo artistas e artesãos em uma manhã repleta de troca de conhecimentos.

 

A iniciativa teve como objetivo principal capacitar os artesãos da região para os desafios do universo digital, oferecendo ferramentas práticas para fortalecer os negócios e ampliar a visibilidade no mercado online. Um dos destaques do encontro foi a palestra “Vitrine Digital: Como Vender seu Produto pelo Instagram e WhatsApp”, ministrada por Adriana Duarte, administradora com ampla experiência em marketing, inovação e empreendedorismo. A especialista trouxe dicas e estratégias voltadas para o uso das redes sociais como vitrines digitais, essenciais para quem busca crescer no ambiente virtual.

 

Além da palestra, uma equipe técnica do Governo do Estado esteve presente para orientar os participantes sobre como acessar e utilizar o Mapa Cultural, uma plataforma essencial para a valorização e promoção da cultura local. 

 

A abertura do evento ficou por conta da tradicional Banda de Pífanos do Mestre Ciel, do Centro Cultural do Sol Brilhante, que encantou o público com sua sonoridade autêntica. Em seguida, o cantor Maurício Meneses emocionou os presentes ao interpretar o hino de Gravatá, que exalta em seus versos a figura heroica de Cleto Campelo, um dos ícones da história local.

 

A artista gravataense Susana Souza conhecida como Sü Multiartista, compartilhou: “Maravilhoso, o conhecimento sempre é muito bom, sabe, e a gente como artista de Gravatá, essas iniciativas fazem a gente ter um pingo de esperança em acreditar na nossa arte”. 

 

Irene Veiga, coordenadora de Desenvolvimento do Mapa Cultural e do Atendimento da Seguridade de Pernambuco, falou sobre essa iniciativa: “Entendemos a importância de mostrar para os artesãos e fazedores de cultura como é que funciona a Plataforma do Mapa Cultural. É na Plataforma do Mapa Cultural que se executam todos os editais do Estado. Então, a gente precisa entender como é que os agentes culturais estão em relação a esse cadastro na plataforma de atualização de dados. A Plataforma do Mapa Cultural, nós também temos o Censo, que é uma política que nós complementamos de fundamental importância para que nós consigamos construir políticas públicas de maneira aceita. É através do Mapa Cultural que nós conseguimos subsidiar a gestão para acessar os dados, as macrorregiões, qual é o perfil político, o georreferenciamento, tudo isso o Mapa Cultural traz para que a gente consiga ser assertivo nas tomadas de decisão. Nesse sentido, entendendo a importância de os agentes culturais acessarem esse recurso, acessarem a plataforma, nós trouxemos uma equipe técnica da plataforma Mapa Cultural para entender como é que está o perfil desses agentes culturais, se eles já têm cadastro, se eles não têm, se está atualizado. Então, hoje, até o final do dia, nós temos essa equipe para atualizar o cadastro de quem quiser, de quem tiver aqui, tiver acesso ao mapa, ou ainda não tem acesso ao mapa, a equipe vai estar fazendo essa atualização ou esse cadastro”.

 

O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, explicou sobre essa iniciativa: “Gravatá é muito rica culturalmente, e hoje a ideia é realmente trazer os artesãos, na parte da manhã, à tarde, os fazedores de cultura em geral. Então eles vão receber, pela manhã, vão receber uma palestra sobre como vender na internet, como melhorar seu negócio. E à tarde tem um treinamento de como se inscrever no mapa cultural com a equipe do Governo do Estado da Secretaria de Cultura, para se inscrever nos editais que o governo do estado, o governo federal solta. Então, a gente está realmente pegando na mão dos artesãos e dos fazedores de cultura e fazendo com que eles tenham condições de não apenas participar dos eventos a do município, porque no município a gente consegue auxiliá-los, mas também no Estado e no Governo Federal”.

 

O prefeito Joselito Gomes, comentou sobre essa oficina promovida pela gestão municipal: “Hoje está acontecendo um encontro com artesãos do nosso município, fazedores culturais e desta feita estamos tendo assim orientações, palestras sobre como utilizar a mídia digital, a apresentação dos produtos, venda dos produtos, enfim. Cada um, cada uma, tendo conhecimento maior, se qualificando melhor para poder fazer essa divulgação. E também estamos contando com a presença da equipe da Secretaria de Cultura do Estado, fazendo assim um mapeamento dos artesãos e fazedores de cultura do nosso município. Essa presença, esse trabalho é muito importante para o município de Gravatá que vem do Governo do Estado, já agradecendo a governadora Raquel Lyra, a presença dessa equipe aqui, porque precisamos fortalecer e ampliar esse trabalho que já existe no município de Gravatá. Então, parabéns!”.


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS