Mais de 26 profissionais da cultura local abrilhantam o evento, no sábado (03), na EREM Devaldo Borges, levando à público diversas formas de expressão da arte
Os talentos gravataenses foram contemplados com participação na exposição artística Viver Histórias, Respirando Artes, no sábado (03), na EREM Devaldo Borges, e publicação dos trabalhos deles em catálogo produzido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia da UFRPE (UAEADTEC).
Ao todo, mais de 26 artistas que trabalham com expressões culturais variadas expõem criações nas artes plásticas contemporâneas, moda, desenho, pintura, escultura, fotografia, cinema, ilustração, artesanato, escultura e design.
Uma das coordenadoras do projeto e da exposição, Renata Araújo, fala sobre o trabalho que será estendido para os alunos de escolas do município. “Estamos com a parceria da Prefeitura de Gravatá e da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. O catálogo da exposição traz toda a descrição das histórias de vida dos artistas da cidade e nesse catálogo será trabalhado nas escolas públicas e particulares de todo o município. Esse é um trabalho produzido por nossos alunos dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais com Ênfase Digitais e do curso de Licenciatura em História da UAEADTec da UFRPE, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Estarei em janeiro aqui em Gravatá formando os professores daqui para trabalhar com esse catálogo. As crianças precisam conhecer a riqueza cultural que Gravatá tem. Esse é o objetivo da nossa universidade que tem o poder de fazer ensino, pesquisa e extensão para produzir conhecimento para a comunidade externa. Um dos grandes ganhos da parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a prefeitura é justamente potencializar esses artistas para onde eles merecem: o cenário de Gravatá e para o mundo”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Marcone Barros (SECOM)