Muitos deles já são realizados em Gravatá e este ato reforça a continuidade do trabalho pela Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Gravatá, que trabalha todos os dias pelo fortalecimento e ampliação do desenvolvimento municipal, está em consonância com o Governo Federal, pela Secretaria-Geral da Presidência da República, especificamente pela Secretaria Executiva para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e assinou, na manhã da quarta (23), a Carta-Compromisso para participar da iniciativa “Meu Município pelos ODS 2025-2030”.
Ao assinar este documento, o município passa a integrar uma rede de atores conectados pela Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, bem como fortalece a capacidade na implementação dos ODS, que incluem dentre os 17, a erradicação da pobreza, combate às alterações climáticas, redução das desigualdades e igualdade de gênero.
Muitos desses desenvolvimentos sustentáveis já são realizados por Gravatá, como é o caso do uso da energia limpa, da Cozinha Comunitária pelo Fome Zero, o Parque Janelas para o Rio, que está às margens do Rio Ipojuca e com isto combate às alterações climáticas, além da atuação dos CRAS pela redução das desigualdades sociais, da Secretaria Municipal da Mulher, que trabalha pela igualdade de gênero e racial, e a conquista do Selo Unicef.
Eliakim Hebert, secretário de Planejamento e Orçamento, participou do momento da assinatura e ele falou sobre os próximos passos a partir desta assinatura. “Estamos agora firmando esse compromisso, Meu Município pelo ODS, e com essa iniciativa agora iremos formar comissão para monitorar a Política do Desenvolvimento Sustentável dentro do município, um compromisso que o nosso prefeito tem estabelecido, tem abraçado e procurando sempre o melhor para o cidadão gravataense através agora do desenvolvimento sustentável, dando ênfase nessa vertente para que nós possamos conseguir trazer sempre os melhores benefícios para a nossa cidade. Então iremos formar agora uma comissão, em seguida elaborar relatórios e monitorar para cada vez mais Gravatá enquadrar dentro dos desenvolvimentos sustentáveis”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, disse: “Acabei de assinar esta Carta-Compromisso no meu município, pelos ODS, que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2025-2030. Estou com o Secretário de Planejamento e Orçamento do nosso município e é dessa forma que Gravatá está demonstrando que vai continuar seguindo o caminho do desenvolvimento sustentável, fortalecendo o que já existe, ampliando tantas outras iniciativas e iniciando outras situações que o município precisa. O trabalho não pára, o trabalho segue com muita determinação e responsabilidade”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)