Assistência Social de Gravatá realiza acolhimento de servidores e reforça cuidado com a saúde mental pelo Janeiro Branco

Tags: , , , ,
Publicado em 27 de janeiro de 2026, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

Encontro promovido pela Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com a Saúde, reuniu antigos e novos funcionários com ações e serviços voltados ao bem-estar de quem cuida da população

 

 

A Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá promoveu, na tarde da terça (27), no AABB, o acolhimento dos antigos e novos funcionários que vão trabalhar ao longo de 2026 nesta repartição pública municipal.

 

 

O momento teve parceria com a Secretaria de Saúde, que trouxe atendimento médico, psicólogo, nutricionista e aurícula terapeuta, tudo pensando no bem-estar de quem cuida de outras pessoas.

 

 

Na ocasião, foi destacada a campanha Janeiro Branco, com palestra que tratou sobre a saúde mental.

 

 

Uma das funcionárias é Ivani Carla, educadora social, que faz parte de uma das equipes da Assistência Social de Gravatá há três anos. “Eu trabalho com idosos no Parque Janelas para o Rio e no Parque da Cidade. É muito bom porque a gente conversa com as pessoas sobre projetos que elas querem mais da vida delas, para sair um pouquinho de casa e a minha expectativa agora para esse ano de 2026 é ser melhor do que 2025 e também são bons projetos que a prefeitura está fazendo para cidade, nossa assistência social que tá maravilhosa”.

 

Yale Cristine Lima Bezerra, psicóloga, está chegando agora para integrar a equipe do CRAS Volante, uma novidade em 2026.  “A expectativa é que eu possa responder ao cargo, que a gente possa trazer melhoria para as pessoas no cuidado e a gente vai para a Zona  Rural. Vamos trabalhar volante, uma vez na semana, com uma psicóloga e uma assistente social para prestar a mesma assistência que acontece na Zona Urbana, nos CRAS fixos, também na Zona Rural. Meu sentimento agora é de desafio, porque já trabalhei no CRAS de forma fixa e agora  é um desafio novo porque vamos em busca desse usuário na Zona Rural, mas com aquela emoção e com aquela firmeza de capacidade que a gente vai conseguir atingir toda a expectativa e dar uma melhor condição de irmos até ele, facilitando a vida dele”.

 

Maria Gorete Silva, secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, concluiu satisfeita: “Hoje estamos aqui com muita alegria envolvidos nesse momento do Janeiro Branco, onde a gente vai cuidar da saúde mental daquelas pessoas que cuidam. Fizemos uma campanha junto com a Saúde, com vários profissionais fazendo esse trabalho, atendendo a equipe com psicólogo, com palestras, momento de descontração, de atendimento e de cuidados, porque nós sempre precisamos cuidar das pessoas para que elas possam também cuidar daqueles que chegam aqui. A Assistência Social está de braços abertos iniciando o ano de 2026 com todo esse cuidado da saúde mental daqueles que cuidam das pessoas”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS