O encontro levou a conscientização sobre doenças autoimunes como Alzheimer, Lúpus e principalmente a Fibromialgia com apoio da gestão municipal que reforça seu compromisso em apoiar ações que promovam a saúde, o bem-estar e a inclusão dos munícepes
A Associação Fibrovida realizou, na tarde desta quinta-feira (13), uma palestra em alusão ao Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre doenças autoimunes como Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Gravatá, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, que reforça seu compromisso em apoiar ações que promovam a saúde, o bem-estar e a inclusão dos munícepes.
O encontro contou com a presença do médico Dr. Marcos Viegas, que trouxe esclarecimentos importantes sobre essas doenças, com foco especial na Fibromialgia, condição que afeta milhares de pessoas, causando dores crônicas e impacto na qualidade de vida. Desta forma, a mobilização foi direcionada a homens e mulheres que convivem com a Fibromialgia, ressaltando a importância do apoio, da informação e do acesso a direitos.
“O Fevereiro Roxo é uma campanha que envolve Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus, três doenças que não tem cura, mas que tem tratamento e que é possível retomar a qualidade de vida do paciente quando tem o acompanhamento correto. Então, é um tipo de doença que é muito delicada, que é muito complexa e multifatorial, onde, além do tratamento é preciso acompanhamentos psicoterapêuticos, às vezes terapia ocupacional, fonoaudiologia, e de cuidados diários. Então estar aqui hoje falando dessas doenças importantes que são cada vez mais prevalentes na sociedade é relevante ainda mais por eu ter crescido em Gravatá e agora estar trabalhando aqui novamente, está falando sobre isso para mim é gratificante”, destacou Dr. Marcos Viegas.
Durante a ocasião, também foram entregues as carteirinhas de identificação para pessoas com Fibromialgia. O documento, além de reconhecer oficialmente a condição, garante atendimento prioritário em diversos serviços, contribuindo para o acolhimento e respeito às necessidades desses pacientes.
A mobilização foi direcionada a homens e mulheres que convivem com a Fibromialgia, ressaltando a importância do apoio, da informação e do acesso a direitos. A Prefeitura de Gravatá reforçou seu compromisso em apoiar ações que promovam a saúde, o bem-estar e a inclusão de todos os munícipes.
Sandra Melo, presidente da Fibrovida, destacou que: “Todo mundo nos ajudando, nos apoiando nessa luta de conscientização da Fibromialgia que é uma dor crônica que leva sofrimento a homens e a mulheres, principalmente as mulheres. A gente precisa conscientizar a sociedade, os familiares e aos médicos de como essa dor ela incapacita, como ela traz sofrimento para os portadores. Então, só temos que agradecer ao Dr. Marcos por se disponibilizar e falar um pouco sobre a Fibromialgia aqui em Gravatá e a Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias da Mulher, da Assistência Social e da Saúde”.
Ester Gomes, secretária da Mulher, fala sobre a parceria da gestão municipal com a Associação Fibrovida: “Essa parceria já foi estabelecida desde muito tempo e a gestão municipal fica muito feliz em participar conjuntamente de um momento expressivo e importante com destaque para pessoas que convivem com fibromialgia. A gente entende isso como uma necessidade de dar visibilidade ao conhecimento de conviver com essa doença e agradeço mais uma vez a Sandra Melo que é a pessoa responsável pela associação e que consegue mobilizar o maior número de mulheres levando a reflexão, conscientização, as carteirinhas”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)