Encontro reuniu representantes da categoria, autoridades municipais e forças de segurança para discutir medidas de enfrentamento a furtos e roubos de motos no município
Aconteceu na noite de quarta-feira (08), na Câmara dos Vereadores de Gravatá, uma audiência pública com a Associação dos Mototaxistas do município para tratar sobre a segurança dos profissionais e o crescente número de furtos e roubos de motos, tanto na zona urbana quanto na zona rural.
Durante a audiência, foram pontuadas ações integradas entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, com o objetivo de fortalecer o patrulhamento e traçar um plano de ação conjunto para garantir mais segurança aos mototaxistas. Vale destacar que essa integração entre as forças de segurança tem contribuído de forma expressiva para a redução da criminalidade, e que, em 2025, até o mês de setembro, o município alcançou o menor índice de furtos e roubos.
O encontro contou com a presença do comandante da 5ª CIPM da Polícia Militar de Pernambuco, Oliveira Costa; do comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva; do secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, que representou o prefeito Joselito Gomes; além do presidente da Câmara, Léo do Ar, e dos representantes da categoria dos mototaxistas, Paulo Roberto e Ciro.
Também estiveram presentes os vereadores Cabritinha, Toinho da Limeira, Bel Filho de Nelson Barbudo, Robson Motos, Ninha Professora, Silmara Enfermeira, Aldo da La Massa, Rafael Prequé, Nino da Gaiola, Maria Vilar, Gil Dantas, Régis da Compesa, Leandro do Transporte Alternativo e Eduardo Cassapa.
A gestão municipal reafirmou o compromisso de seguir apoiando a categoria com diálogo e responsabilidade, reconhecendo a importância dos mototaxistas para a mobilidade e o desenvolvimento de Gravatá.
Paulo Roberto, conhecido como Betinho, é representante da Associação dos Mototaxistas de Gravatá, falou que: “Depois dessa audiência sentimos mais empenho. Vamos ver na prática, mas já estamos vendo que a disponibilidade de todos foi bem intensiva. Então, só temos que agradecer a todos, aos vereadores, a Polícia Militar, aos Guardas Municipais e a todos companheiros de trabalho. Agora só esperar o retorno tanto das autoridades, da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura de Gravatá”.
O Comandante da 5ª CIPM da Polícia Militar de Pernambuco, Oliveira Costa, enfatizou que: “A participação da Polícia Militar na audiência foi de suma importância juntamente com a Guarda Municipal de Gravatá onde foram traçados algumas diretrizes referentes a segurança dos mototaxistas e na terça-feira iremos reunir a categoria para que possamos traçar um plano de ação exclusivo e direcionado para a categoria”.
Gilmar Oliveira, secretário de Segurança e Defesa Civil, representou o prefeito Joselito Gomes na audiência pública: “A gestão municipal tem uma preocupação com a segurança do município e estamos aqui na audiência pública voltada para a segurança dos mototaxistas. Então, estamos aqui reafirmando o compromisso e os investimentos que podem ser feitos para a segurança pública do município”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)