Audiência Pública: Defesa Civil de Gravatá apresenta o Plano de Contingência elaborado para atuação de possíveis ocorrências

Publicado em 20 de junho de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Defesa Civil

São importantes as orientações para que toda equipe saiba como proceder em casos de emergências e desastres no município 

 

Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, realizou audiência pública na Câmara Municipal de Gravatá para apresentar o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil à comunidade, associações e autoridades municipais, para que todos fiquem cientes do empenho do prefeito Joselito Gomes e toda sua equipe.

 


Na ocasião, foi exposto o planejamento tático que é elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre com objetivo de reduzir a possibilidade desta ocorrência. Desta forma,  se estabelecem os procedimentos a serem adotados pelos órgãos municipais envolvidos diretamente ou indiretamente na resposta de emergência e desastres relacionados a eventos naturais, como áreas de inundações ou provocados pelo homem.

 

Também foi pontuada a importância da prevenção, mitigação e preparação, alertas e alarmes, socorro e assistência às vítimas, evacuação, manutenção da ordem de segurança, atendimento ao cidadão, solicitação de apoio à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) de cidades vizinhas e reabilitação e recuperação de cenários.

 


A equipe da Defesa Civil está atenta às situações e realiza acompanhamentos e vistorias de ambientes com riscos de monitoramento.

 

Jonas Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Gravatá, fala do apoio dos órgão estaduais e a preocupação da decorrência de fortes chuvas: “Reunimos todos os entes da administração, todo secretariado, os órgãos estaduais de apoio: Polícia militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Secretária de Educação, então, todos devem ter conhecimento do seu papel no cenário de ativação e desativação no plano de contingência. Então a nossa maior preocupação hoje é o cenário de inundação no rio Ipojuca e nós estamos sendo monitorados o tempo todo pela defesa civil estadual, principalmente pela APAC”.

 

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, comenta sobre a atenção e preparo da Defesa Civil no município: “Desde o início da gestão o prefeito Joselito Gomes, se preocupou com a defesa civil e com a proteção das comunidades ribeirinhas, então pra isso ele pediu para reestruturar a defesa civil. E ao longo desse tempo estamos fazendo isso, contratamos pessoas especialistas para que pudéssemos acompanhar o desenvolvimento de possíveis problemas ocorridos na cidade. Vale salientar que diversas fiscalizações estão ocorrendo no município de modo a proteger a população”.



Compuseram a mesa o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, os coordenadores da Defesa Civil, Jonas Medeiros e Irnaldo Pedro, o diretor do DMGTTRANS, Agostinho Santos, o representante do Corpo de Bombeiro, Cleber e o tenente da 5ª CIPM, tenente Carlos. Além disso, participaram da audiência pública os vereadores Leandro do Transporte Alternativo, Régis da Compesa, Neném de Uruçu e Gil Dantas.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS