Banco Vermelho é inaugurado em Gravatá como símbolo de combate à violência contra a mulher

Tags: ,
Publicado em 25 de agosto de 2025, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Ação alusiva ao Agosto Lilás reforça a conscientização sobre o enfrentamento ao feminicídio

 

 

Na tarde da segunda-feira (25), Gravatá recebeu a inauguração do Banco Vermelho, instalado na Praça da Matriz como parte das ações do Agosto Lilás. A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual da Mulher; a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher; e o Instituto Banco Vermelho. A solenidade contou com a presença da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, que representou o prefeito Joselito Gomes; da secretária municipal da Mulher, Ester Gomes; da gerente regional da Secretaria Estadual da Mulher, Poliana Soares; da promotora de justiça Fernanda Nóbrega; e da secretária de Assistência Social e Juventude, também Gorete Silva.

Criado originalmente na Itália, em 2016, o Banco Vermelho é um projeto internacional que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a luta contra o feminicídio e todas as formas de violência de gênero. Pintado de vermelho e marcado pela frase “Em memória de todas as mulheres vítimas de feminicídio”, o banco simboliza ausência, dor e resistência, funciona como memorial e alerta para que a violência contra a mulher não seja invisibilizada. Em Gravatá, o banco ficará exposto por 30 dias para fortalecer a mensagem de conscientização no espaço público.

Durante a inauguração, o momento cultural ficou por conta do grupo Elas Encantam, formado por mulheres atendidas pelas políticas públicas do município, que interpretaram duas canções em homenagem à força e à luta feminina. A ação reforça o compromisso das instituições envolvidas em unir esforços pela valorização da vida das mulheres e pelo combate à violência de gênero.

Para a gerente regional da Secretaria Estadual da Mulher, Poliana Soares, a instalação do banco é um passo importante para manter o tema sempre em evidência. “O Banco Vermelho é um instrumento de sensibilização da sociedade. Ele faz com que a pauta da violência contra a mulher esteja presente no cotidiano, lembrando que todas e todos precisamos agir para mudar essa realidade”, destacou.

A secretária municipal da Mulher, Ester Gomes, ressaltou a relevância da ação dentro das políticas públicas de Gravatá. “Esse banco é mais do que um símbolo: é um chamado para que as mulheres saibam que não estão sozinhas e que contam com o apoio do município na luta contra a violência. Nossa missão é oferecer acolhimento e fortalecer cada vez mais essa rede de proteção”, afirmou.

Já a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, enfatizou o papel da união entre os poderes públicos e a sociedade civil. “Quando nos unimos em ações como essa, mostramos que o enfrentamento à violência de gênero é responsabilidade de todos. O Banco Vermelho em Gravatá representa memória, mas também esperança de dias melhores para as mulheres”, declarou.

Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS