Bloco Saudade em Folia relembra os Carnavais do passado

Tags: , , , , , ,
Publicado em 20 de fevereiro de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Carnaval 2023

As ruas de Gravatá receberam o público saudoso e teve a continuidade da tradição apresentando os bons tempos da brincadeira aos mais novos

 

 

Assim como a música do poeta Antônio Maria, Frevo número 1 do Recife, que diz: “Oh, saudade, Saudade tão grande”, um dos blocos mais saudosos de Gravatá que teve concentração em frente o Clube Desportivo de Gravatá (CDG) e tomou as ruas da cidade, na noite do domingo de Carnaval, fez todos relembrarem com carinho dos tempos antigos da brincadeira.

 

 

Esse foi o Bloco Saudade em Folia, que completou 25 anos de existência em 2023, trouxe o frevo-canção como enredo e as músicas que marcaram o verdadeiro Carnaval do Brasil. 

 

 

A professora Orlane Rosalie Nascimento Silva é sobrinha do homenageado do Carnaval de Gravatá em 2023, Sr. Zuza. Ela é diretora do bloco Saudade em Folia e conta a história do grupo. “A gente retoma com toda força e o bloco nasceu dessa vontade da gente resgatar o Carnaval de tradição, de blocos líricos, atualmente nós fazemos parte da Liga de Blocos Líricos do Recife. Ozinete Bispo e o dentista Estácio, que após a saída do Mocidade em Folia, numa terça-feira de Carnaval, a gente pensou: por que não resgatar o carnaval tradição com as pessoas adultas da cidade. Um ano depois o bloco começou a sair e no primeiro ano foi todo mundo com aquela euforia, apenas com a camisa estilizada, e depois pensamos em começar a fazer fantasias sempre homenageando alguém. Esse ano, trouxemos a Disney, com o tema, ‘A Magia que virou Fantasia’. Nós somos cinderelas e os homens são os príncipes. A gente sempre tem o apoio da prefeitura e os nossos blocos, quando se reúnem, comentam que não dá para manter sem esse apoio. O órgão público tem que entender que nós é que fazemos o carnaval, não é questão de politicagem. Carnaval é história”.

 

Karoline Freitas, servidora pública, deixou o lúdico tomar conta e vestiu a fantasia da personagem Malévola. “Eu participo há muitos anos desse bloco, eu era criança, e a minha família, junto com a família de Orlane, e outras pessoas, fundaram esse bloco que é uma história daqui de Gravatá. Minha fantasia tem relação com a Disney, que é a princesa Malévola. Ela não é vilã, ela teve o coração partido, mas ela tem um coração bom, porque o amor sempre prevalece, que é o que esse bloco também traz. O amor pelo Carnaval, o amor pelo próximo, depois de dois anos de pandemia a gente está retomando. É uma saudade muito grande e estou muito privilegiada em sair mais esse ano”. 

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, entende a relevância da festa para a manutenção das tradições e apoia blocos como o Saudade em Folia.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS