Com 26 anos de tradição, o bloco, um dos mais emblemáticos do município, trouxe à tona memórias afetuosas dos carnavais
No domingo de Carnaval (11), às ruas de Gravatá foram invadidas por uma atmosfera de saudosismo, à medida que o Bloco Saudade em Folia desfilava, relembrando os tempos da folia. Com 26 anos de tradição, o bloco, um dos mais emblemáticos do município, concentrou-se em frente ao Clube Desportivo de Gravatá (CDG) e trouxe à tona memórias afetuosas dos carnavais passados.
Ao som contagiante de uma orquestra, o Saudade em Folia resgatou o frevo-canção e as músicas que marcaram época, celebrando a autenticidade do Carnaval brasileiro. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Turismo e Cultura, que reconhece e valoriza as tradições carnavalescas locais.
D.Severina, conhecida como Carminha do Bar, é gravataense e foi aproveitar o bloco: “É um dez! Eu nunca perco esse bloco. Eu sou uma foliã”, disse.
Júlia Freitas, estudante, vem de uma família apaixonada por carnaval. Ela destacou que: “O Carnaval é muito importante em Gravatá porque além de ser uma tradição é uma festa centenária né, porque temos o exemplo do Zé Pereira, a Língua, as Trichas, o Bloco da Saudade que tem uma história bem interessante que começou no fundo de quintal, juntaram várias senhorinhas e que estão aqui e eu acho muito importante o carnaval não só para nossa cidade, mas para todas as outras”.
Orlane Nascimento Silva, organizadora do Bloco Saudade em Folia, disse: “Apesar da gente estar aqui brilhando, é uma luta a gente chegar aqui. Eu acho importante porque queira quer não o bloco existe, mas a iniciativa do setor público é importante para mostrar realmente para a cidade que o município se preocupa com a tradição, então isso para a gente é bom”.
Além disso, a guarda municipal de Gravatá marcou presença ao longo do percurso, garantindo a segurança e a tranquilidade dos foliões.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)