Caminhada da Paz de Gravatá 2025 tem participação da sociedade civil nas ruas na noite da sexta (11)

Tags: , ,
Publicado em 11 de abril de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Há 18 anos, a mobilização leva reflexão sobre a paz e a experiência da fraternidade para a sociedade

 

 

“A paz no mundo começa em mim”. Com a música composta por Nando Cordel tocando no carro de som parado ao lado da Praça da Matriz havia o convite para que todos de Gravatá  participassem da 18ª Caminhada da Paz na noite da sexta (11), com o tema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. 

 

 

O cortejo teve a participação de diversas entidades da sociedade civil de Gravatá para celebrar e  refletir sobre a cultura da paz em caminhada que saiu da Praça da Matriz, seguiu pela Rua Cleto Campelo, passou em frente ao Paço Municipal e finalizou na Estação do Artesão, uma iniciativa do Conselho da Paz e apoio da Prefeitura de Gravatá.

 

 

Terezinha Carvalho, presidente do Conselho da Paz de Gravatá, falou sobre mais essa caminhada. “São 18 anos de trabalho pela paz em Gravatá. O Conselho faz 20 anos que foi fundado e depois iniciamos com a Caminhada da Paz e todos os anos ela celebra a abertura dos nossos trabalhos. Depois da caminhada, a gente começa a fazer palestras nas escolas, nos bairros. Nós estamos aí fazendo acontecer porque é a paz que nós estamos precisando, não é? É como se diz, saúde e paz, o resto a gente corre atrás. Eu agradeço a Prefeitura, que todos os anos sempre deu apoio. O Conselho da Paz existe porque existe o apoio do governo municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, enfim, todos nos dão apoio para que a gente possa continuar fazendo esse trabalho maravilhoso. O carro de som já está aí, o palco já está pronto na Estação do Artesão, a segurança garantida, agradeço muito pelo apoio”.

 

Ricardo Cysneiros, delegado de Polícia, já morou em Gravatá durante 11 anos, período em que ele trabalhava na cidade e participava do Conselho da Paz. Hoje, mesmo morando no Recife, faz questão de participar da Caminhada da Paz de Gravatá. “Na época houve a criação dos conselhos, pelo governador Jarbas Vasconcelos, mas Gravatá foi o único que deu continuidade. Eu faço parte desde o início, junto com Terezinha Carvalho, Eduardo Cavalcanti, e mesmo deixando de trabalhar aqui, sempre que posso participo ainda de algumas reuniões aqui, alguns eventos, sempre à disposição. A gente vai para Recife, mas a cabeça continua em Gravatá. O Conselho da Paz foi criado no intuito de aproximar mais ainda a população das polícias e faz reuniões constantes com todos os segmentos da sociedade e sempre tivemos apoio político, só não aceitamos que seja usado para cunho político partidário. Com relação a religião é a mesma coisa. É da sociedade em geral, independente da opção de tudo”. 

 

João Paulo de Lemos, vice-prefeito de Gravatá, esteve na caminhada junto com a família representando o prefeito Joselito Gomes. “É um evento muito importante, há 18 anos, que acontece aqui no nosso município. E o governo municipal, a gestão do prefeito Padre Joselito Gomes, tem se preocupado como um todo com a educação, com a cultura, com o esporte, com o lazer, para que isso possa proporcionar a paz no nosso município. Sem contar também com o apoio de todas as forças de segurança, guarda municipal, polícia militar, polícia civil, para que a gente possa ter uma cidade com índices diferenciados, melhores acima de todos os municípios”.

 

 

Ao longo da caminhada, houve o apoio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio  da Guarda Civil Municipal, que garantiu a segurança dos participantes da caminhada e a mobilidade dos veículos com interdições e liberação do trânsito à medida em que o cortejo passava. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS