Fiéis demonstram devoção e fé, enchem as ruas e formam uma grande multidão durante todo o trajeto da Matriz de Sant’Ana até a Capela de São Miguel no Riacho do Mel
Na noite desta sexta-feira (31), a comunidade religiosa católica de Gravatá se reuniu para participar da 27ª edição da Caminhada de Frei Damião. O evento, que atrai milhares de fiéis todos os anos, incluiu uma caminhada seguida de uma missa campal marcada pela presença de Frei Damião pela primeira vez no andor.
A procissão teve início na Igreja Matriz de Sant’Ana e seguiu em direção à Capela de São Miguel, localizada no Riacho do Mel, na PE-87. Este local é historicamente significativo, pois foi onde Frei Damião celebrou sua primeira missa ao chegar no Brasil. Os bacamarteiros fizeram uma apresentação simbólica, como acontece todos os anos.
Os fiéis, demonstrando grande devoção e fé, encheram as ruas, formando uma grande multidão durante todo o trajeto.
A missa foi presidida por Frei Jaciel e também contou com a participação de Padre Antônio Márcio que trouxe palavras de fé e esperança aos presentes. Este evento anual não só fortalece a fé da comunidade, mas também preserva a memória e o legado de Frei Damião, que continua a ser uma inspiração para muitos.
Pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana, padre Antônio Márcio destacou em sua fala a importância desse dia e agradeceu o apoio da gestão municipal: “Nessa terra de Gravatá iniciou sua missão no Nordeste e aquilo que o mundo inteiro conhece do missionário Frei Damião começou aqui nessa singela capela. Por isso é um dia de louvar, um dia de bendizer e glorificar o nosso Deus. A isso nós queremos dizer a Deus, obrigado. Nós queremos dizer a nossa gratidão a tantas pessoas de boa vontade e queremos elevar ao bom Deus uma prece pela Prefeitura Municipal de Gravatá que tem feito sua parte, nos ajudando, colaborando, cooperando para que o evangelho seja divulgado e Jesus Cristo amado e conhecido por todos”.
Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, este presente nesse momento de muita fé e devoção do povo gravataense: “Nós comemoramos, celebramos 27 anos da morte de Frei Damião e sempre contamos com uma quantidade enorme de pessoas de Gravatá, de outras localidades, muitos romeiros e romeiras aqui na capelinha de São Miguel no Riacho do Mel onde no ano de 31 ele celebrou a eucaristia recém chegado da Itália. Essa referência é importante para nós e essa celebração vem fortalecer nossa fé”.
Também acompanharam a procissão e a missa a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos,Viviane Facundes, secretário de Turismo Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, a secretária da Mulher, Ester Gomes, a secretária de Saúde, Viviany Cavalcanti, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Gravatá, Léo do Ar e o vereadores Régis da Compesa, Leandro do Transporte Alternativo.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)