Escolas, organismos da sociedade civil e equipes da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra participaram do cortejo, que passou pelas ruas do centro do município
Gravatá é lugar de mulher viva, livre e segura!
Com esse slogan, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, realizou a Caminhada Lilás, na tarde da quinta, dia 07 de agosto, data importante em que é comemorado o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha.
Com esta caminhada, a gestão municipal abre oficialmente todas as atividades que acontecerão ao longo deste mês pela campanha nacional de combate à violência contra a mulher, o Agosto Lilás.
Poliana Soares, coordenadora regional do Agreste Central da Secretaria da Mulher de Pernambuco, participou da caminhada e parabenizou o trabalho realizado em Gravatá nas políticas públicas voltadas para a mulher. “A Secretaria da Mulher sempre que tem essas datas comemorativas está reunindo a sociedade e as mulheres também que estão junto à secretaria para estarem junto mostrando ao município e às pessoas aqui que a política para a mulher existe, que a gente tem o direito de vez e de voz. Foi uma belíssima caminhada onde os estudantes e toda a rede das secretarias do município estiveram aqui conosco participando desse momento que foi lindo. Toda a equipe da Secretaria da Mulher está de parabéns, não só pela ação de hoje, mas por todo o trabalho que vem efetuando aqui no município e o chamamento às mulheres a estarem junto, junto do CRM participando dos grupos, que fortalece cada dia mais as mulheres e a autonomia delas”.
Ester Gomes, secretária da Mulher, estava à frente do grupo puxando a caminhada e realizando um chamamento à sociedade pela causa de combate à violência contra as mulheres. “A gente fica muito feliz por mais um ano. essa caminhada tem um significado muito importante, porque ela conclama a sociedade nesse momento a sair às ruas e a gente puder se juntar num grande coro de vozes em defesa dos direitos da mulher, em prol da mulher e dando um basta a essa violência, fazendo valer que não é não, dizendo efetivamente que a mulher precisa ser respeitada, que essa violência não cabe mais na sociedade. E para isso, outros organismos se juntam a nós, a exemplo de algumas escolas municipais, a Escola Capitão José Primo de Oliveira, a Escola Amenayde Farias, assim como escolas estaduais, como a ETE, a Escola Devaldo Borges, que traz a sua gama de estudantes, meninas e meninos, que vêm para se juntar a conclamar fortemente e dar não, não a essa violência que insiste em imperar em nossa sociedade. Assim como também a organização Abdalaziz de Moura, as mulheres que ocupam os variados grupos da Secretaria da Mulher, o Estado aqui representado com a nossa gestora do Agreste Central, Poliana, e a sociedade de um modo geral. O Maracatu do GAMM, que também vem fortemente através da música, através do canto. O Brasil infelizmente ainda ocupa rankings vergonhosos e a gente precisa dar esse basta. Então a Secretaria da Mulher vem com esse propósito, fazendo mais uma caminhada e onde a gente pode fazer essa junção de forças e dizer à sociedade que a gente não aceita essa violência contra a mulher”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)