A formação proporcionou um entendimento aprofundado das nuances do atendimento à Pessoa com Deficiência, que é uma tarefa peculiar que requer abordagens humanizadas e integradas
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD), com o apoio essencial da Prefeitura Municipal de Gravatá, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Juventude e Saúde, promoveu a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.
Durante a programação, uma série de eventos e atividades significativas foram realizados, incluindo reuniões ampliadas, formações, capacitações, visitas técnicas, apresentações culturais, eventos religiosos, uma carreata e uma caminhada. Essas iniciativas têm unido a comunidade em torno da importância da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência.
Um dos pontos altos desta semana inclusiva aconteceu na manhã desta segunda-feira (28) na EREM Devaldo Borges, com uma formação dedicada à política pública da Pessoa com Deficiência. Essa formação foi oferecida a todos os 35 candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar do município, bem como aos educadores sociais das organizações da sociedade civil filiadas ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O objetivo principal dessa formação foi proporcionar um entendimento aprofundado das nuances do atendimento à Pessoa com Deficiência, que é uma tarefa peculiar que requer abordagens humanizadas e integradas. Os conselheiros tutelares lidam diretamente com a população todos os dias, e essa formação é fundamental para que possam oferecer um suporte mais eficaz e sensível.
Ministrada por Catharina Silamad Freire que é assistente social, foi a responsável pela palestra com tema “Direito da Pessoa com Deficiência”. Durante a palestra foi abordado as questões legais e direitos fundamentais das pessoas com deficiência, reforçando o compromisso de Gravatá em promover uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os cidadãos.
Maria das Dores, diretora do SERC, comentou sobre essa iniciativa: “Estamos aqui na EREM Devaldo Borges com um processo de formação dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar. Essa atividade é do SERC e está dentro da programação da Semana da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura de Gravatá. É mais um processo dentro desse processo eletivo e é uma inovação importante para que os Conselheiros Tutelares cada vez mais se apropriem de novos conhecimentos e neste caso, da pessoa com deficiência. Gravatá sai na frente, é um dos municípios que se destaca em ofertar, em plena disputa eleitoral do Conselho Tutelar, momentos de formação também”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)