Capacitação temática sobre o Empoderamento Feminino nas demandas judiciárias faz parte do Agosto Lilás

Publicado em 08 de agosto de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Agosto Lilás

Com iniciativa da Comissão de Assistência Social e Cidadania – CASC OAB/PE foi uma tarde de diálogos e empoderamento feminino nas questões judiciais 

 

Na tarde desta terça-feira (08) a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, deu início ao Agosto Lilás com iniciativa da Comissão de Assistência Social e Cidadania – CASC OAB/PE, que destacou o tema do empoderamento feminino nas questões judiciárias no Centro de Referência da Mulher.



O evento de capacitação contou com a participação de representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Gravatá, sob a liderança da presidente da Comissão de Assistência Social e Cidadania, Bárbara Lira, além das advogadas Maria Fernanda e Eduarda Rodrigues.




Durante a capacitação, foram abordados tópicos como a relevância do empoderamento feminino no contexto judicial, o papel técnico desempenhado pelo município na proteção dos direitos das mulheres e as disparidades de gênero no acesso à justiça. O evento visou promover uma discussão enriquecedora sobre essas questões fundamentais para a igualdade de gênero e a busca por um sistema judiciário mais justo e inclusivo.

Bárbara Lira é advogada e presidente da Comissão de Assistência Social e Cidadania – OAB/PE comentou sobre essa iniciativa: “Quando a gente encontra portas abertas a gente precisa aproveitar e trazer informações para os servidores, para as mulheres, e usuários, e principalmente para a gente criar um link de atuação. A comissão foi criada pela OAB/PE da associação de Vitória Santo Antão e a gente vem nesse trabalho tanto no município de Gravatá quanto no de Vitória e, para nós, está sendo bastante gratificante levar esses conhecimentos e também ter troca de conhecimentos”. 

 


Ester Gomes, secretária da Mulher, fala sobre essa atividade que está dentro da programação do Mês da Mulher:
“São essas capacitações que direcionam justamente para, como diz o tema, empoderamento feminino das demandas do judiciário. Essas questões estão sendo tratadas e dirigidas tanto para servidores públicos do município nos seus mais variados organismos, como os CRAS, o CREAS, a rede de proteção como um todo, com foco justamente nessa questão do empoderamento feminino e da promoção do direito dessas mulheres. Então por isso é mais uma atividade dentro da grade”.



Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Anderson Souza (SECOM) 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS