Certificação dos fazedores de cultura de Gravatá pelo PNAB celebra a valorização do setor no município

Tags: , ,
Publicado em 11 de dezembro de 2024, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Classe artística foi contemplada com reconhecimento por meio de repasse federal que incentiva cultura

 

 

 

O setor cultural de Gravatá teve um grande momento na manhã da quarta (11), com a entrega das certificações aos fazedores de cultura que foram contemplados na Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, nos editais Marcelo Porto, Mestre Librina e Multilinguagens. 

 

 

Representações das diversas linguagens artísticas, como dança, música, artesanato, Bacamarte, Capoeira, audiovisual, participaram do evento que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação. 

 

 

Além da certificação, já foram repassados R$ 634.801,84 (seiscentos e trinta e quatro mil, oitocentos e um reais e oitenta e quatro centavos) para esses artistas. Além do repasse do recurso previsto pela lei em investir na preservação e estruturação do patrimônio cultural de Gravatá, onde serão investidos no Memorial Cultural R$153.296,31 (cento e cinquenta e três mil, duzentos e noventa e seis reais e trinta e um centavos). 

 

 

Na mesa, estavam o prefeito do município, Joselito Gomes, o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Marllon Lima, a Diretoria de Cultura, composta Cristhine Isaac e José Eudes, Maurício Menezes, que prestou assessoria para a PNAB, Charles David, ator e artista marcial representando todos os artistas, e Lucas Alves, membro da Rede de Culturas Populares do Polo Tradicional e Nacional e supervisor do Pontão Nacional na Região Nordeste pelo Ministério da Cultura. 

 

Charles David declarou que “eu acho muito importante porque além da capacidade para a gente fazer o trabalho, também dá o reconhecimento a cada um e reafirma o valor que cada um tem. Como todo mundo sabe, Gravatá é um nicho de artistas, é uma multidiversidade. Então, eles precisam se sentir bem reconhecidos para trabalhar com mais amor e trazer sempre mais profissionalismo, mais vontade pelo que eles fazem, e elevar o nome de Gravatá e a arte que eles fazem cada vez com mais força”.

 

Para Maurício Menezes, “eu, além de artista, eu sou produtor cultural, e presto serviço também de assessoria cultural ao município, ao Estado, ao Brasil inteiro. Então, eu passei pelo processo desde a elaboração dos editais até a finalização. Fiz todo o planejamento. Como é um fenômeno novo no Brasil, tanto dinheiro para cultura, infelizmente a maioria dos municípios do Brasil não têm pessoas capacitadas para gerir esse recurso, e Gravatá está entre os 15% de municípios de todo o país que conseguiram entregar. Um esforço muito grande para o pessoal da secretaria, juntos fizemos um trabalho bem dinâmico, foi árduo, custou muito suor, mas conseguimos entregar. A partir da PNAB vai vir recurso direto para a cultura, durante 5 anos. Acredito que esses 5 anos vão ser mais 5, e vai ser uma lei permanente, se Deus quiser”.

 

Marllon Lima celebrou o momento. “Essa manhã foi especial para quem faz a cultura de Gravatá, cidade tão rica de fazedores de cultura. Estamos entre os 15% dos municípios brasileiros que já concluíram a PNAB, já fizeram o pagamento hoje. E muito nos orgulhou o processo, pois foi idôneo, imparcial, tivemos toda a participação ali junto com o Conselho de Cultura e a gente viu hoje o resultado. Os fazedores de cultura felizes, vários segmentos da cultura, capoeira, circo, literatura, teatro, música, dança, e é isso: Gravatá rica culturalmente e a gestão do prefeito Joselito sempre valorizando o que Gravatá tem de melhor”.

 

O prefeito Joselito Gomes é um grande incentivador da cultura gravataense. “A cultura gravataense é riquíssima. Os vários fazedores e fazedoras de cultura sempre enaltecendo o nome de Gravatá onde quer que estejam e fazendo o que estão fazendo com muita dedicação e com muito amor. Essa certificação é especial para a gestão e mais ainda para os fazedores de cultura revelando assim a responsabilidade e a transparência. Que temos em fazer esse pagamento recurso federal da lei Aldir Blanco para fortalecer ainda mais o que os fazedores e fazedoras de cultura vêm realizando em nosso município, no estado e no país. Parabéns a todos e todas a Secretaria de Turismo, na pessoa do secretário Marlon e toda a sua equipe. Dessa forma, vamos demonstrando o compromisso que temos com as pessoas”.

 

PNAB – Política Nacional Aldir Blanc é uma iniciativa do Governo Federal para apoiar o setor cultural de forma contínua e estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante repasses de recursos pela União aos estados, municípios e Distrito Federal. 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS