Com o intuito de incentivar a luta contra o preconceito o evento será realizado durante os atendimentos, na sala de espera da Clínica da Mulher
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria da Mulher, realizará o evento “Gravatá Contra a LGBTFOBIA”, na sede da Clínica da Mulher, no dia 18 de maio, a partir das 08h. Com o intuito de incentivar a luta contra o preconceito, garantir um atendimento respeitoso e cada vez mais humanizado, a ação é aberta ao público, além das mulheres atendidas na unidade de saúde.
Desde 2019, a LGBTfobia é considerada crime no Brasil. Naquele ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, na ausência de uma legislação específica para tratar do fenômeno, o crime da LGBTfobia deveria ser equiparado ao crime de racismo.
No ano de 2022, uma pessoa LGBTQIA+ foi morta a cada 32 horas no Brasil. Os dados são do Dossiê Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil, coordenado pelas organizações Arte e Política LGBTI+, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra); e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Bissexuais (Abglt). Foram 273 mortes e 228 assassinatos. As maiores vítimas foram as mulheres transsexuais, travestis e os homens gays.
Reportagem: Pedro Ferreira