Votação que antes era realizada apenas na EREM Devaldo Borges, em 2023 foi realizada em quatro colégios eleitorais na Zona Rural e seis na Zona Urbana
As eleições para Conselho Tutelar em 2023 trouxeram uma novidade: a descentralização dos locais de votação. Até o pleito anterior, em 2019, a votação era realizada apenas na EREM Devaldo Borges, o que prejudicava o processo, pois como o voto para esse cargo não é obrigatório, muitos eleitores chegavam ao antigo local de votação, encontravam grandes e demoradas filas e acabavam por desistir.
A mudança deste ano trouxe a expansão dos locais de votação com quatro colégios eleitorais na Zona Rural: Escola Intermediária João Paulo I (Mandacaru), Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório (Uruçu-Mirim), Escola Municipal João Batista de Melo (Avencas) e Escola Municipal Francisco Galdino Chaves (Russinha). Na Zona Urbana a votação foi dividida na EREM Cleto Campelo, EREM Professor Antônio Farias, Escola Municipal Maria das Neves, Escola Municipal Capitão José Primo, Colégio Salesianas e EREM Aarão Lins de Andrade. Com isso, ganhou o eleitor e o processo democrático.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)