O próximo passo será expandir o projeto para as escolas municipais, por meio do programa Defesa Civil Vai à Escola, levando esses conhecimentos sobre fauna urbana e preservação ambiental aos alunos da rede de ensino
Na manhã desta quinta-feira (23), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Defesa Civil de Gravatá, realizou uma palestra educativa sobre animais peçonhentos, com o tema “Fauna Urbana de Gravatá: Conhecer para Preservar”. O evento, que aconteceu no auditório da Defesa Civil, foi ministrado pelos educadores ambientais Daniel Medeiros, Pedro Henrique e Yuri Drakan, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O objetivo central da palestra foi conscientizar os participantes sobre a fauna urbana local, abordando a identificação de animais como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e artrópodes, que são frequentemente encontrados no ambiente urbano. Além disso, foram destacados os impactos causados por animais como cães de caça e gatos domésticos na fauna nativa.
Outro ponto relevante foi a discussão sobre zoonoses, doenças transmissíveis entre animais domésticos, silvestres e humanos, com destaque para a raiva, uma doença letal causada por vírus. Os palestrantes abordaram a sintomatologia da raiva humana e medidas de profilaxia, reforçando a importância da prevenção.
Essa primeira etapa foi direcionada a servidores da Defesa Civil, Bombeiros Civis, Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Agência de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde e Guarda Civil Municipal. O próximo passo será expandir o projeto para as escolas municipais, por meio do programa Defesa Civil Vai à Escola, levando esses conhecimentos sobre fauna urbana e preservação ambiental aos alunos da rede pública de ensino.
Jonas Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Gravatá, comentou sobre essa iniciativa: “Estamos realizando essa palestra como um projeto piloto para reformular o programa Defesa Civil nas Escolas. No ano passado, abordamos temas como primeiros socorros e acidentes domésticos, mas este ano vamos focar em informações relacionadas aos animais do meio urbano, além de promover a educação ambiental para os alunos da nossa rede de ensino. Inicialmente, estamos direcionando esse treinamento para as secretarias que têm maior contato com essas questões, e, em seguida, expandiremos para a população em geral, com destaque para os ambientes escolares”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)