Serviços se somam à gama de atividades que o equipamento já oferece à população para melhoria da qualidade de vida e dignidade dos usuários
O CRAS I, conhecido como CRAS do Cruzeiro, antes funcionava num local pequeno, inadequado para a oferta de todos os serviços que a comunidade precisa. Por isso, a primeira atitude tomada pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude – SASJ, foi providenciar um local mais bem localizado e mais adequado à realização das atividades na unidade, que foi transferida para a Rua Felinto de Farias Castro, próximo à Quadra do Povo, já com os serviços de CadÚnico, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Programa Criança Feliz – PCF, atendimento do Benefício de Prestação Continuada – BPC, Cozinha Comunitária e Varal Solidário.
No entanto, a gestão do prefeito Joselito Gomes, por meio da equipe da SASJ, sob a orientação da primeira-dama e secretária da pasta, Viviane Facundes, percebeu que o espaço poderia ser utilizado para a oferta de mais serviços à população e surgiu a ideia de implantar no local o Coletivo de Balé e o Centro Profissionalizante.
A inauguração dos serviços no equipamento aconteceu na manhã desta sexta (09), com a presença do prefeito Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, além de outros secretários, executivos, coordenadores e diretores de órgãos da gestão municipal, além do vereador Cabritinha e da população, notadamente usuários do CRAS I.
O Coletivo de Balé irá ofertar aulas da modalidade aos usuários em um estúdio montado com barras, espelho e climatização, ministradas pelo professor e coreógrado Wanderson José. Já o Centro Profissionalizante conta com cozinha, sala de aula e refeitório para a oferta de cursos nas áreas de culinária, beleza e estética, turismo e hotelaria, construção civil e infraestrutura, moda e costura.
Viviane Facundes fala sobre a contribuição que os serviços irão trazer para os usuários. “Dois novos equipamentos que se integram aqui no CRAS I, onde nós temos o Coletivo de Balé, proporcionando mais conforto, comodidade para jovens que estão aqui conosco praticando uma atividade tão linda e o Centro Profissionalizante que não vamos ficar resumidos apenas a culinária, mas vamos estender a outras áreas como artesanato, hotelaria e tantas outras atividades. Vai ser um serviço importante, aqui nós temos o Criança Feliz, Coletivo de Balé, Centro Profissionalizante, CadÚnico, Cozinha Comunitária, tudo integrado para dar mais conforto, comodidade e dignidade para a nossa população gravataense. Essa foi uma ação pensada junto com o prefeito Joselito que vem se esforçando a cada dia para fazer o melhor e entregar todos os dias serviços de qualidade para fazermos da cidade uma Gravatá melhor.”
Joselito Gomes expressa o sentimento da gestão em entregar mais benefícios à população. “O sentimento é de prazer, satisfação, a Secretaria de Assistência Social e Juventude, através da secretária Viviane Facundes e toda a sua equipe, sempre prestando atenção às reais necessidades da população, buscando melhores espaços, mais adequados, onde possamos atender melhor as pessoas que necessitam dos programas oferecidos e trazendo mais respeito, acolhimento e dignidade. Além do funcionamento do CRAS, também nas dependências desse prédio, agora temos o Centro Profissionalizante para que pessoas sejam qualificadas para o mercado de trabalho. Esse trabalho acontece, porque nosso compromisso é com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)