Objetivo da formação é preparar fazedores de cultura de Gravatá e do Agreste Central para participarem de editais de projetos e licitações na área
Na quarta-feira (13), no auditório da Secretaria de Educação, teve início o curso “A Política Cultural e o Controle Social”, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE/PE, por meio da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, em parceria com a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL.
Com o objetivo de preparar os fazedores de cultura de Gravatá e do Agreste Central para participarem de editais de projetos e licitações na área, o curso é ministrado pela professora doutora Rosely Tavares de Souza, que é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, no campus de Vitória de Santo Antão.
Representando o Programa TCEndo Cidadania, programa este do TCE/PE, executado pela Escola de Contas, a agente de Eventos educacionais, Verônica Cabral fala sobre o que será abordado no curso. “O TCE-PE sentiu a necessidade de capacitar o Conselho de Cultura, juntamente com os artistas, brincantes, todos os fazedores de cultura. Em 2021 aconteceu uma audiência pública onde se viu a necessidade dessa capacitação sobre editais, licitações, receitas, despesas, documentação e toda essa parte do controle social que o cidadão faz. O cidadão precisa se capacitar para que o tribunal possa exigir uma boa fiscalização e para isso contou com a Escola de Contas que é o braço pedagógico do tribunal.”
O secretário da SECTURCEL, Marllon Lima, fala sobre a importância dessa capacitação para a cultura gravataense. “Esse curso é para que os fazedores de cultura saibam fazer um edital, saibam participar de concursos, saibam como recolher recursos, inclusive a gente está em vigor com a Lei Paulo Gustavo, o município irá lançar os editais, o estado já lançou, então também é um dos pontos que será abordado aqui.”
O curso segue nos dias 14 e 15 de setembro.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)