Com 33 encontros, o curso oferecido pelo Instituto Fecomércio busca capacitar jovens e adultos em habilidades empreendedoras junto aos parceiros SENAC e SEBRAE
Começou nesta segunda-feira (04), o curso de Formação Empreendedora (FORME), uma iniciativa do Instituto Fecomércio que tem o objetivo de desenvolver habilidades empreendedoras em empreendedores iniciantes e empresários interessados em aprimorar seus conhecimentos.
A FORME conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Sala do Empreendedor, além de parcerias importantes como o SENAC e o SEBRAE. A instrutora do curso, Ana Lira, conduzirá 33 encontros nos quais aplicará uma metodologia desenvolvida pela ONU.
A programação inclui jogos, debates e atividades práticas, que buscam promover comportamentos empreendedores e identificar oportunidades de negócios. O curso é direcionado principalmente para microempreendedores individuais (MEIs) e empresários do comércio local de Gravatá, oferecendo uma abordagem prática para estimular a visão empreendedora e aprimorar a capacidade de gestão.
Anna Batista, que é designer gráfico, comentou sobre essa iniciativa da Prefeitura de Gravatá: “Eu achei uma ideia muito boa porque Gravatá tem muitos empreendedores e muitas vezes não temos acesso a esse tipo de informação. Eu acho bem proveitoso para nós”.
A instrutora do curso, Anna Lira, explicou como será a dinâmica: “O projeto Forme vai desenvolver os empreendedores locais. A gente começa os primeiros encontros com desenvolvimentos pessoais para depois vir com o Plano de Negócios que dentro dele vamos ver toda a parte comercial, desenvolvimento de marca, mídias digitais, parte financeira, parte executiva. E no final os meninos vão ter uma empresa cria no qual eles vão mostrar a uma banca para avaliar o que eles fizeram nesses 33 encontros. É um projeto interessante”.
José Joaquim de Lemos, secretário de Indústria e Comércio, destaca o empenho da gestão municipal em trazer aperfeiçoamentos e habilidades aos gravataenses: “Isso é uma boa formação para quem quer entrar no comércio e ser empreendedor. As pessoas precisam entrar com conhecimento porque entra preparado. Então, temos aqui o curso com iniciativa do Fecomércio com apoio nosso e também de nossos parceiros como o SEBRAE e o SENAC para dar uma boa qualificação aos empreendedores. Hoje todos têm acesso a recursos para montar seu negócio e é importante que a população busque o conhecimentos para que tenham um bom retorno e um bom crescimento”.
Também estiveram presentes o representante do Instituto Fecomércio, Ricardo Santos e o representante do SENAC, Ricardo Carvalho.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)