Orientação é importante para que a equipe da Defesa Civil saiba como proceder em casos de emergências e desastres no município
Na quarta-feira (16), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, realizou uma apresentação do Plano de Contingência para sua equipe, no auditório da Secretaria de Educação.
Na ocasião, foi exposto o Plano de Contingência para deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas, processos geológicos ou hidrológicos correlatos do município, assim estabelece procedimentos a serem adotados pelos órgãos municipais envolvidos diretamente ou indiretamente na resposta de emergência e desastres relacionados com eventos naturais ou provocados pelo homem.
Além disso foi apresentado o histórico de desastres em Gravatá, os tipos de desastres que podem ocorrer e elencados seis tipos mais recorrentes e que comumente ocorrem nos municípios em períodos chuvosos como inundação, enxurrada, alagamento, deslizamento, vendaval e granizo.
Foi pontuada a importância da prevenção, mitigação e preparação, alertas e alarmes, socorro e assistência às vítimas, evacuação, manutenção da ordem de segurança, atendimento ao cidadão, solicitação de apoio às Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) de cidades vizinhas, e reabilitação e recuperação de cenários.
Em seguida foi mostrado os cenários de riscos e os locais de abrigos provisórios em Gravatá.
Elizeu Vieira, coordenador da Defesa Civil, fala da relevância de explanar o plano: “O Plano de Contingência é um documento onde está registrado todas as atribuições do prefeito ao responsável pelo abrigo, de cada secretário e o que ele tem que fazer em uma situação de desastres. Além disso é de importância que a comunidade, a sociedade de Gravatá tome conhecimento porque a gente o desastre a gente não sabe quando acontece, então tanto a defesa civil, tanto a Prefeitura, e a comunidade de Gravatá tem que estar ciente que na hora da necessidade quais as medidas devem ser tomadas. O Plano é um documento que registra todas as atribuições, deveres e competências de cada um”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)