No local duas residências e uma passagem de pedestres foram interditadas
para garantir a segurança dos moradores
Nesta sexta-feira (12), a Defesa Civil de Gravatá foi acionada pela população para avaliar os riscos aos moradores da Travessa Alto da Boa Vista, onde há dois reservatórios elevados da Compesa. Uma das tubulações sofreu colapso estrutural que ocasionou o rompimento de uma canalização, e o acúmulo de água no muro dos quintais de seis residências, que não suportaram a força da água e romperam, provocando danos estruturais em duas residências que precisaram ser interditadas.
De imediato, a equipe da Defesa Civil, esteve no local, avaliou os riscos e orientou a população sobre a interdição da passagem de pedestres que existe, além da desocupação de dois imóveis. Representantes da Compesa também estavam no momento da vistoria. O secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o coordenador da Defesa Civil de Gravatá, Jonas Medeiros, o engenheiro Civil Responsável Técnico da Defesa Civil, Osvaldo Varela e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Malta também acompanharam a ação.
“Além da vistoria no local afetado diretamente pelo rompimento da contenção, a nossa equipe irá vistoriar os dois reservatórios elevados para garantir a segurança da população e verificar se há a necessidade de algum tipo de intervenção. Também será necessária uma avaliação técnica mais aprofundada dos imóveis para ter certeza de qual medida será tomada, se reparos ou a demolição. A Compesa acompanhou toda ocorrência e se comprometeu a reparar todos os danos causados aos moradores e irão arcar com todas as despesas”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Jonas Medeiros.
Depois da interdição, os serviços de reparo deverão ser realizados e a equipe da Defesa Civil, junto com a Secretaria de Controle Urbano irão acompanhar e fiscalizar a execução das obras para assegurar que não haverá mais riscos à população.
Gilmar Oliveira, secretário de Segurança e Defesa Civil que acompanhou a ação destaca a importância de acionar a equipe da Defesa Civil ser acionada para atender as necessidades da população. “Acompanhei o atendimento da ocorrência com a equipe da Defesa Civil e de imediato solicitamos a presença da equipe da Secretaria de Obras e da Guarda Civil Municipal para auxiliar com o isolamento da área que precisou ser interditada. Tivemos o cuidado em orientar a população que estava assustada com o ocorrido e estamos à disposição de domingo a domingo para atender e orientar os moradores no que for necessário. Essa é uma preocupação do nosso prefeito Joselito Gomes em garantir um bom atendimento à população. Esse é o nosso compromisso”.
A Defesa Civil de Gravatá atua de domingo a domingo, 24 horas por dia, e se precisar entrar em contato o telefone é o 0800-000-1379 que também é whatsapp. O atendimento presencial acontece no Posto Operacional que fica situado à Avenida Cícero Batista de Oliveira, próximo à Casa das Telhas, em frente à Canção Nova, de segunda à sexta, das 07h30 às 13h.
Reportagem: Rodolfo Lima
Fotos: Marcone Barros (Secom)