Iniciativa reforça o compromisso do município com o combate à transfobia e a promoção dos direitos da população trans
Na tarde desta quinta-feira (29), a Prefeitura de Gravatá realizou uma ação de conscientização em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, na Praça Rodolfo de Moraes. A iniciativa foi promovida por meio da Secretaria da Mulher e do Núcleo de Política LGBT, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do respeito, da dignidade e do direito de existir das pessoas trans.

A atividade contou com momentos culturais, como a apresentação do Maracatu Sol Brilhante, e reuniu representantes da gestão municipal, integrantes da comunidade LGBT+ e a população em geral, fortalecendo o diálogo e a reflexão sobre a diversidade e a inclusão social. Além do apoio da Guarda Civil Municipal.

A secretária da Mulher, Ester Gomes, destacou a relevância da data, reconhecida nacionalmente desde 2004. “O dia 29 de janeiro é um marco para a comunidade LGBT+. Essa data foi criada para combater a transfobia, defender a dignidade, o respeito e o direito de existir das pessoas trans, que podem e devem ocupar qualquer espaço que desejarem”, afirmou.
Ainda segundo a secretária, a presença da gestão pública em espaços abertos reforça o compromisso com a promoção de direitos. “Enquanto gestão municipal e núcleo de promoção dos direitos das pessoas LGBT, ficamos muito felizes em ocupar a praça pública para reafirmar esse compromisso e chamar a sociedade à reflexão, não apenas nesta data, mas durante todo o tempo, sobre a importância do direito de existir de cada pessoa, a partir de suas orientações e escolhas”, concluiu.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)