Turistas de Caruaru foram os primeiros visitantes a vivenciar uma nova experiência gastronômica e cultural em Gravatá
Gravatá já é conhecida como forte destino turístico em Pernambuco, principalmente no período mais frio do ano, com a Semana Santa e o São João. Agora, é a vez da zona rural da Suíça brasileira ser mais explorada com o Roteiro Criativo, uma iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, e o SEBRAE/PE.
No sábado (14), foi o primeiro momento vivenciado com um grupo do Turismo Social do Sesc de Pernambuco, vindo de Caruaru. Eles foram para a Estação do Artesão de Gravatá, onde fica o Vagão Museu, seguiram para a Igreja de São Miguel, no Riacho do Mel, almoçaram no restaurante Casa de Mira e em seguida viveram a encenação “Noivo Fujão” e puderam comprar produtos na Feira de Artes e Artesanato de Gravatá.
Josineide Maria de Oliveira, técnica em Saúde Bucal, veio de Caruaru para conhecer um pouco da zona rural de Gravatá no Roteiro Criativo. “Olha, é maravilhoso. É uma coisa diferente, eu nunca participei de algo assim. E conhecer esse lugar bonito, muito aconchegante, eu estou achando ótimo. A comida é maravilhosa e quem quiser vir pode vir, porque a comida é deliciosa e a encenação é muito boa e engraçada. Imperdível!”.
José Eudes, que é um dos diretores de Cultura da SECTURCEL e interpretou o padre na encenação apresentada, Noivo Fujão, fala sobre essa experiência. “interessante esse roteiro criativo, é um momento de orgulho e de alegria, porque nós estamos levando a nossa cultura adiante. Vale salientar que esse roteiro criativo é uma nova proposta de modalidade de turismo para o nosso município de Gravatá. E colocar Mandacaru dentro disso é algo que é gratificante, porque é uma nova oportunidade para os moradores, onde nós contamos com os artistas da terra, com o pessoal do pastoril, com pessoas da comunidade que têm a sua vida simples, mas estão tendo a oportunidade de preservar e manter a sua cultura, pois esse roteiro criativo traz a história de um casamento que de fato aconteceu no passado, onde um noivo fugiu e ninguém nunca encontrou esse noivo. Então hoje a gente faz memória dessa história, levando também alegria, descontração, trazendo a quadrilha junina, e isso é uma oportunidade para gerar renda com a feira de artesanato, com todos os produtos locais e também manter viva a cultura”.
Patrick Serapião, diretor de Turismo de Gravatá, explicou a concepção da ideia e falou sobre esta primeira experiência. “Nós queremos transformar o distrito de Mandacaru numa vila turística. Nós temos uma infraestrutura de restaurantes, alguns equipamentos turísticos e a atividade turística já está acontecendo. O Roteiro Criativo vem para atrair ainda mais os visitantes utilizando toda a criatividade dos moradores, com o casamento matuto, com o noivo que fugiu e o que o coronel, pai da noiva encontrou dentro de um restaurante aqui, onde os visitantes não sabiam que isso ia acontecer. Então, bem aqui na igrejinha, nós fazemos não só o casamento, mas temos também os artesãos, a atividade produtiva, os arranjos produtivos do distrito para ser comercializado também, é uma forma de estimular e fazer com que a visitação turística seja presente aqui também no município e no distrito de Mandacaru. Quem está participando hoje é um grupo da agência Sesc Pernambuco de Caruaru que comprou a ideia, formatou um pacote turístico e vendeu para os seus clientes. Esses clientes estão aqui hoje para vivenciar o roteiro criativo da Vila de Mandacaru junto com o Natal de Gravatá. Esse roteiro nós pretendemos ter uma vez ao mês, aos sábados, porque identificamos que este é um dia interessante para o distrito. Dessa forma é possível viver um São João fora de época, e ele pode ser feito o ano todo”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)