Fiéis do distrito não se deixaram intimidar pela chuva participaram ativamente de procissão, missa e quermesse na tarde e noite do domingo (28)
Tradição no distrito de Uruçu-Mirim, a Festa do Divino Espírito Santo é o evento religioso que marca o fim do período pascal, que se inicia no Domingo da Ressurreição (a começar do Domingo da própria Páscoa) até o Domingo de Pentecostes (sétimo domingo após o Domingo da Páscoa) e tem duração de 50 dias. O período culminou em novena, procissão e missa na Igreja do Divino Espírito Santo, no último domingo (28). A procissão saiu da sede da Fazenda Miragem e subiu a serra com destino ao distrito, com os fiéis a pé, de moto e de carro.
À frente, o andor com a imagem do Divino Espírito Santo conduziu os fiéis que, emocionados, seguiram pela estrada até a sede do lugar e percorreram as ruas principais até à igreja. Logo após, o padre Edmilson José, administrador da Área Pastoral São João Paulo II, e o padre Antônio Márcio, pároco da Paróquia Matriz de Sant’Ana, presidiram a celebração da missa, com presença maciça da população e finalizaram a cerimônia com o apagamento da chama do círio pascal.
O pároco local, Edmilson José, comenta sobre este momento marcante para a religiosidade local. “O Divino Espírito Santo se manifesta na comunidade em cada pessoa batizada, que O recebeu no batismo. Essa multidão de gente que ama o Espírito Santo, a população de Uruçu-Mirim que tem o Espírito Santo como seu padroeiro, tendo este ano a temática do ‘Espírito Santo que Fortalece o Homem Interior’, que nos fortalece para a caminhada. Agradecemos a todos que participaram e vamos caminhar para no próximo ano termos mais uma belíssima festa. Obrigado à Prefeitura de Gravatá, na pessoa do prefeito Joselito.”
O prefeito Joselito Gomes participou da celebração e estava acompanhado do secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, da chefe de Gabinete, Liliane Costa, e do diretor do Departamento Municipal Gravataense de Trânsito e Transportes, José Agostinho.
O gestor municipal participou com alegria da festa. Ele afirma que é “uma festa que acontece já há muito tempo, uma festa que está muito presente na vida das pessoas e, por isso mesmo, as pessoas se unem neste momento para fazer uma festa sempre melhor, sempre experimentando a ação de Deus na comunidade. A Festa do Divino Espírito Santo 2023, mais uma vez, dando sinal de unidade, comunhão e assim deve ser, porque a linguagem do Divino Espírito Santo é a linguagem do amor, somos convidados a permanecer no amor. Assim continuamos e seguindo, porque nosso compromisso é com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva