Em uma sequência de palestras referentes ao Agosto Lilás, Secretaria da Mulher contempla o distrito de Mandacaru

Tags: , ,
Publicado em 08 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Mulher

Momento é marcado com diálogos e conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha, o combate da violência contra a mulher e as ações que estão sendo realizadas pela secretaria

 

O mês do Agosto Lilás está relacionado ao combate da violência contra a mulher, e pensando em levar conhecimento a população gravataense, A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, realizou nesta quinta-feira (26) uma palestra para levar conhecimentos, esclarecimentos sobre os tipos de violência e os 15 anos da Lei Maria da Penha na Unidade de Saúde da Família (USF), em Mandacaru.

Um grupo de homens e mulheres aprendeu com a psicóloga Juliana Ferreira e Amanda Salgado, estagiária de direito, os vários tipos de agressões tanto física quanto psicológica, os ciclos vivenciados pelas mulheres em seus relacionamentos. Além das ações que a Secretaria da Mulher vem realizando, seus direcionamentos, posicionamentos diante dos casos que chegam até a secretaria e a instalação da Patrulha Maria da Penha junto aos seus benefícios.

Também foi passado aos usuários da (USF) a história da Lei Maria da Penha, como surgiu a lei, sua força, seus avanços diante a legislação brasileira, as garantias para que as vítimas se sintam seguras e os canais de denúncia.

Outra informação importante passadas ao público foi o programa de cooperação “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” composta por um X vermelho não mão que é um símbolo de pedido de socorro.

Marcando presença nesta ação tão importante para o distrito de Mandacaru, Roberval Ferreira, administrador distrital, opina: “Mandacaru hoje foi contemplado com a reunião de combate a violência contra a mulher. Foi uma ação da Secretaria da Mulher, em parceria com a Prefeitura,  e essa palestra foi importante porque ela nos traz muito conhecimento que as mulheres têm dúvidas”. 

Ediane Accioly, enfermeira da USF, fala da ação: “Hoje mais um evento junto a Secretaria da Mulher falando contra a violência, orientações e informações que muitas delas têm medo e acabam ficando caladas com essas violências. A violência não é só física. Temos que denunciar, não temos que ter medo e nem nos calar. Então, violência contra mulher basta, não”.

Juliana Vieira, psicóloga da Secretaria da Mulher, fala de mais uma palestra: “Estamos no distrito de Mandacaru para fazer a palestra do Agosto Lilás e dos 15 anos da Lei Maria da Penha, a importância dela e os avanços para a comunidade. É importante para elas saberem onde buscar ajuda, o apoio que a Secretaria da Mulher está dando às mulheres que também recebem a medida protetiva, além da divulgação dos canais de denúncia. Estamos de portas abertas para as mulheres na Secretaria da Mulher para apoiá-las e orientá-las no que for possível”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS