Vale destacar que essa formação tem como objetivo fortalecer e qualificar as práticas pedagógicas relacionadas à linguagem oral e escrita na pré-escola da Rede Municipal de Ensino
Foi concluído na última quarta-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação de Gravatá, o ciclo formativo do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), iniciativa vinculada ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA). O programa tem como objetivo fortalecer e qualificar as práticas pedagógicas relacionadas à linguagem oral e escrita na pré-escola da Rede Municipal de Ensino.
A formação teve como foco o respeito ao tempo da infância, valorizando a escuta, a ludicidade e o protagonismo das crianças, além de incentivar vivências significativas de leitura e escrita desde os primeiros anos escolares.
As formadoras municipais do programa, Rossana Ferreira e Maria Rosely, conduziram os encontros e reafirmaram o compromisso da gestão pública com a formação continuada dos educadores e com a qualidade da educação oferecida às crianças gravataenses. Participaram também do encerramento a diretora de Ensino, Sandra Morais, e a secretária de Educação, Joselma Melo, além de professores da Rede Municipal.
O LEEI busca garantir o direito das crianças de 4 e 5 anos à linguagem escrita, promovendo formação continuada para professores da pré-escola. A proposta pedagógica contempla o desenvolvimento da oralidade, o letramento, a abordagem da linguagem escrita, materiais didáticos e uma organização em formato modular.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: cortesia Secretaria de Educação