Capacitação promovida pela Secretaria da Mulher em parceria com o SENAR Pernambuco foi voltada aos servidores dos CRAS, CAPS e Centro de Referência da Mulher
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Pernambuco, encerrou nesta terça-feira (07) mais uma importante capacitação voltada aos servidores municipais. O curso “Meu Nome, Minha Essência” teve como foco o tema da saúde mental e do autocuidado, promovendo momentos de aprendizado, reflexão e acolhimento.
Durante dois dias, profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e no Centro de Referência da Mulher (CRM) participaram de atividades que reforçaram a importância de cuidar de si para melhor atender à população.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização e o bem-estar dos servidores, reconhecendo o papel fundamental que desempenham no atendimento humanizado.
A instrutora do SENAR-PE, Thâmara Rafaella, explicou sobre o que foi abordado nesses dois dias de curso: “Trabalhamos questões voltadas à saúde mental, em uma atividade que não foi apenas teórica, mas também prática. Tivemos vivências de autocuidado, momentos presenciais de conexão com o agora e atividades que realmente agregam valor, promovendo autonomia, bem-estar e equilíbrio para os participantes”.
Gleidson Rodrigues, conhecido como Giga, é oficineiro e arteterapêutico do CAPS II, participou e opinou sobre essa iniciativa: “Esse encontro é de extrema importância para nós, servidores públicos. Muitas vezes não falamos sobre saúde mental, mas é fundamental cuidar também de quem trabalha cuidando dos outros. Afinal, só quem é cuidado pode cuidar bem do próximo. O dia está sendo maravilhoso, com muito aprendizado, novas técnicas e até momentos dedicados à arte”.
A Secretária da Mulher, Ester Gomes, destacou que: “Essas pessoas estão na linha de frente, em contato direto com o público, lidando diariamente com situações de grande vulnerabilidade. Por isso, realizamos com muito entusiasmo essa formação junto com o Senar, voltada à saúde mental e ao autocuidado dos servidores públicos. Entendemos a importância de proporcionar um momento de pausa, de reflexão e de cuidado para esses profissionais, é o que chamamos de cuidar de quem cuida. Essa parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, e o Senar, foi direcionada especialmente aos servidores do Centro de Referência da Mulher, do CRAS e do CAPS. Foram dois dias de aprendizado e fortalecimento, em que os participantes puderam se perceber, reconhecer seus limites e voltar ainda mais preparados para o dia a dia de trabalho”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)