Parceria entre a Prefeitura Municipal, TJPE, Corregedoria Geral de Justiça, UFPE, ARIPE e ANOREG torna possível a conclusão de mais uma etapa da regularização fundiária na cidade aniversariante
Uma gestão que pensa nas pessoas entrega presentes significativos para os moradores da cidade e é isso o que a Prefeitura de Gravatá tem feito, sobretudo nas comemorações do aniversário de 130 anos da cidade.
Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, Corregedoria Geral de Justiça, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco – ARIPE e Associação dos Notários e Registradores do Brasil – ANOREG, o Programa Moradia Legal está garantindo a regularização fundiária na cidade e houve a entrega, na tarde da sexta (17), de mais 151 títulos de propriedade para moradores do distrito de Mandacaru, sendo 100 deles entregues a mulheres.
O vereador Cabritinha fez a recomendação da regularização fundiária de Mandacaru. “Isso é olhar para a população e ainda mais para quem precisa. Eu sempre frequento esse distrito e via a necessidade, então hoje, dia 17 de março, o prefeito teve a honra de, junto com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento rural, Lula do Padre, parabenizar os moradores que conquistaram seus títulos de propriedade. Hoje o cidadão e a cidadã podem bater no peito e dizer que tem a sua casa. Isso é gratificante, isso é fazer gestão, isso é olhar para as pessoas”.
A desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Daisy Andrade, que esteve no evento representando o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, falou da união entre os poderes em prol do benefício das pessoas. “Eu sempre costumo dizer que toda ação exitosa depende de muitas mãos. O poder judiciário capitania esse projeto Moradia Legal, por uma questão dele estar a frente como idealizador, vamos pensar assim. Mas a relevância da participação da gestão do município, dos secretários, do cartório de Registro Civil, todas as associações, enfim, todas as pessoas que de alguma forma atuam nessa área é muito importante estar junto com o poder judiciário que somente com a união de muitas mãos a gente consegue contemplar as pessoas. É bom quando o judiciário tem esse olhar humano, pensando nas pessoas”.
Silvani Nunes da Silva Oliveira, agricultora, foi uma das 151 pessoas beneficiadas com a entrega desta sexta. “Foi uma benfeitoria para o nosso distrito uma coisa que já deveria ter sido feita há muito tempo e vem agora a oportunidade do prefeito Joselito, além de beneficiar a população que vivia incertezas, porque tinham apenas o recibo de compra e venda, mas não é uma coisa que é sua. E agora a gente tem o título em mãos com os nossos nomes, uma coisa que a gente pode dizer que é nossa. A gente tem que agradecer ao prefeito Joselito Gomes e aos envolvidos, como os vereadores Cabritinha e Luiz Prequé”.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Gravatá, Lula do Padre, destacou que a entrega desses títulos de propriedade aos moradores do Loteamento Manoel Luiz vem reforçar o compromisso que o prefeito Joselito Gomes tem com todos os gravataenses. “Essa comunidade esperava há cerca de 25 anos esses títulos, ou seja, as escrituras dos imóveis, causando tranquilidade, dignidade e fazendo com que eles de fato possam dizer que são proprietários, pois só através de uma escritura registrada em cartório você pode dizer que é proprietário de um imóvel. Gravatá vem recebendo como outras localidades já foram beneficiadas. A parceria da prefeitura e o TJPE, que está vindo através da secretaria que eu represento, enquanto num passado não muito distante as pessoas sofriam com a demolição de suas casas, e as palavras vãs, hoje o prefeito torna real aquilo que o povo tanto sonha. Deus sabe a hora da entrega desses títulos, que está acontecendo no mês de março, mês das mulheres, mês do nosso padroeiro de mandacaru, São José, e mês em que Gravatá está comemorando 130 anos. É uma programação vasta e comprometida não apenas com festas, mas com entregas substanciais ao povo de Gravatá. Isso é uma demonstração que a administração do prefeito Joselito Gomes é para todos e não para meia dúzia como acontecia no passado”.
O prefeito Joselito Gomes falou de mais essa entrega de títulos pelo Programa Moradia Legal. “Posso dizer que é um momento muito prazeroso para mim, enquanto gestor, e para as pessoas que estão recebendo através do Programa Moradia Legal, o título de propriedade e poder dizer que esse imóvel é meu. Dos 151 títulos entregues hoje aqui em mandacaru, 100 deles estão em nome de mulheres. Isto é muito significativo. É um programa que continua em nosso município, há uma equipe multidisciplinar, vamos seguir adiante porque queremos chegar em outras localidades e aumentar os títulos de propriedade aqui em Gravatá, porque nosso compromisso é com as pessoas”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)