As equipes das Unidades de Saúde de Família (USF) estão atendendo os beneficiários do Programa Bolsa Família, para atualização das informações de saúde. Um dos critérios para o recebimento do benefício é o cumprimento da condicionalidade de saúde, pois assim são garantidos à população os serviços da Atenção Básica. Durante a atualização, serão checados se os beneficiários estão em dia com o calendário de vacinação, e ainda o acompanhamento da pesagem e estatura das crianças, além de pré-natal no caso das gestantes.
Os pais ou responsáveis devem levar para a atualização das informações, a caderneta de saúde (caderneta de vacinação) das crianças e a responsável legal (ou mãe) levar o cartão do benefício. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante. As famílias são acompanhadas periodicamente. As que deixarem de cumprir as condicionalidades podem ter o benefício suspenso.
Para os usuários do SUS que moram em áreas descobertas, haverá atendimento todas as sextas-feiras de maio no Posto 1, das 08h às 16h. Além disso, para facilitar e oferecer o serviço a todos que precisam, haverá postos volantes nas comunidades conforme programação.
O objetivo das condicionalidades do Programa é garantir a oferta das ações básicas, e potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a sua inclusão social.
A agenda de saúde do Bolsa Família no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do estado nutricional infantil e imunização das crianças. Assim, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil com mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos de idade deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família.
Reportagem: Filipe Vasconcelos