Equipes do SAMU de Gravatá participam de treinamento sobre casos de engasgo e parada cardiorespiratória

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: SAMU

Atualização é necessária pelo alto índice de ocorrência dos dois casos, sendo uma forma de elevar o salvamento nos chamados

Os profissionais que fazem parte de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Gravatá, SAMU, passaram por treinamento de atualização que é relacionado ao suporte básico de vida.

O treinamento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde de Gravatá e levou em consideração que, segundo estudos realizados em 2017 e em 2019, a parada cardiopulmonar é uma das maiores causas de morte de crianças e adultos nas ocorrências do SAMU.

Cerca de 80% dessas ocorrências acontecem fora do ambiente hospitalar e por isso é tão importante esse tipo de treinamento para saber como identificar e agir rápido mediante estas situações enquanto o paciente não chega na unidade de saúde.

Além da teoria, os profissionais puderam acompanhar e treinar na prática estes recursos que salvam vidas em diversos chamados recebidos pelo serviço.

A coordenadora do SAMU de Gravatá, Mirtes Melo, disse que: “nós fizemos um treinamento com o uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático), que é desfibrilador usado em um caso de parada cardiorrespiratória, e o RCP (ressuscitação cardiopulmonar), que é a manobra para a ressuscitação de um paciente em caso de uma parada. É importante esse treinamento porque é uma das ocorrências mais frequentes em nossos chamados”.  

De acordo com o secretário executivo de Saúde de Gravatá, Frailan Mota, “a importância desse tipo de treinamento é que nós sempre teremos uma equipe muito preparada tecnicamente para enfrentar os desafios diante de qualquer ocorrência, que é o caso desse curso que tratou de manobras que salvam em casos de engasgos e de paradas cardiorrespiratórias. Então, como é a marca da gestão do prefeito padre Joselito, estamos sempre preparando e humanizando as equipes, para atender a população com dignidade e eficiência”. 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS