Equipamento ampliado agora conta com sala de recursos multifuncionais, laboratório de ciências, estrutura modernizada e, em breve, laboratório de robótica
Se uma gestão não se preocupa em entregar uma educação de qualidade para seus munícipes, não pode esperar que sua cidade se desenvolva e é por isso que Gravatá se desenvolve num ritmo acelerado, pois a gestão do prefeito Joselito Gomes prioriza a qualidade da educação nos quatro cantos do município, seja na Zona Urbana, tanto quanto ma Zona Rural.
Em 2022 Gravatá recebeu a escola Maria das Neves, um equipamento modelo para o país inteiro, depois de 20 anos sem ter sido construída nenhuma escola no município. No mesmo ano a cidade, que nunca teve creche, foi contemplada com duas na Zona Urbana, a Tia Ceiça e a do CAIC, e uma na Zona Rural, em Avencas. Educação em tempo integral deixou de ser coisa apenas do ensino estadual e federal e também passou a ser municipal com a Escola de Referência em Ensino Fundamental Cônego Eugênio Vilanova. Essas foram apenas algumas das ações da Educação, que também adquiriu 14 novos ônibus para o município e inaugurou 14 salas de recursos multifuncionais para atendimento de alunos com deficiência.
Assim, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou, na tarde da quinta (16/03), a reforma e ampliação da escola Francisco Galdino Chaves, localizada no distrito de Russinha.
O local agora conta com secretaria ampliada, totalmente equipada e climatizada; sala de arquivo; quatro salas de aula com quadros de vidro e novas carteiras; sala dos professores; depósito para instrumentos e fardamento da banda marcial; quatro banheiros, sendo um para funcionários, dois para estudantes (feminino e masculino) e um para pessoas com deficiência; cozinha; despensa; laboratório de ciências.
Além disso, foi inaugurada na escola a 15ª sala de recursos multifuncionais do município, que irá contemplar os alunos com deficiência para aprendizado especializado e todo o prédio foi adequado à acessibilidade. Também foi trocado o revestimento cerâmico das paredes de todo o prédio, bem como louças de banheiro e piso granítico. Foi implementado um sistema de segurança com câmeras que irão monitorar a escola 24h por dia, construída uma nova fossa e novo e maior reservatório de água. E as novidades não param por aí, em breve a escola receberá laboratório de robótica e playground.
Na inauguração, a comunidade compareceu para prestigiar e agradecer por esse benefício pra a educação dos alunos do ensino infantil ao fundamental II. Estiveram presentes, também, secretários, executivos, membros da administração pública municipal, o administrador distrital de Russinha, Oseias Silva e os funcionários da escola.
A recepcionista popularmente conhecida como Bel de Russinha, que estudou na escola Francisco Galdino Chaves e hoje tem filhos que lá estudam, fala da sua gratidão. “Pra mim é uma alegria, por faz 20 anos que eu fui aluna dessa escola e é com muita alegria que hoje eu vejo que a gestão estadual comprometida com nosso distrito, pois qual é a mãe que não tem o sonho de ter um filho estudando numa escola adequada, que dê realmente recursos para eles? Eu mesma tinha um sonho de ser professora, mas por muitas dificuldades da agricultura, eu não alcancei, mas eu sei que meus filhos hoje podem sim alcançar seus sonhos partindo daqui dessa escola. Parabéns para essa gestão.”
Amanda Monteiro, coordenadora da Educação Inclusiva de Gravatá, detalhou sobre a nova sala de recursos multifuncionais. “É com muita alegria que hoje inauguramos a 15ª sala de recursos multifuncionais aqui na escola de Russinha. Essa sala vai atender 15 crianças com deficiência matriculadas na escola e vai beneficiá-las no seu processo de ensino e aprendizagem. Esse é um compromisso da gestão do prefeito Joselito Gomes.”
A escola atende cerca de 200 alunos, funciona nos dois turnos e recebeu um investimento de R$241.000,00 para a reforma e ampliação. Ninha Professora, secretária de Educação, falou sobre o resultado. “Essa reforma aqui da escola de Russinha, que tem sido pensada desde o ano passado e fizemos, realmente, todas as adequações. Hoje a escola está preparada para alunos com deficiência, toda acessível, a criança cadeirante que chegar aqui terá acesso a todos os espaços da escola e é o que a gente tem pensado em todas as escolas do município. A escola também recebeu laboratório de ciências, em breve receberá o laboratório de robótica, além disso a escola toda agora tem câmeras, a fossa que dava muito problema, que foi algo que pegamos assim desde o início, foi feita uma fossa nova na escola. Tudo isso nos deixa muito felizes, pois ela foi toda elaborada para a melhoria do ensino pra a comunidade.”
Após apreciar a apresentação da banda marcial da escola Amenayde Farias, o prefeito Joselito Gomes discursou, ressaltou a importância da educação para a sua gestão e para o município e descerrou a placa, juntamente com a secretária da pasta e a gestora da escola, Magali Costa. Ele ressaltou que “estou no distrito de Russinha fazendo a entrega da escola Francisco Galdino Chaves totalmente reformada. Fez parte dessa escola a acessibilidade, inclusive com banheiro para cadeirante, sala de ciência, sala multifuncional para o atendimento da pessoa com deficiência, refrigeração em alguns ambientes do prédio, de modo que a reforma foi aceita e aplaudida por todos. Esse espaço ficou mais adequado e acolhedor para que a criança e o adolescente esteja em um lugar seguro, agradável e sinta o prazeres de estar na escola aprendendo e interagindo. Ainda faz parte dessa reforma a sala de robótica, o playground e teremos também a conclusão da quadra. Tudo isso demonstra nosso compromisso com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)