O evento reúne representantes de todos os estados brasileiros e as estudantes de Gravatá, Kaillany Silva e Clara Vitória subiram ao pódio e conquistaram a medalha de bronze
Entre os dias 25 e 30 de novembro de 2024, São Paulo foi palco das Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo escolar adaptado do Brasil. Representando Pernambuco na modalidade de tênis de mesa, as estudantes Kaillany Silva, do 8º ano da Escola Municipal Maria das Neves, e Clara Vitória, do 9º ano da Escola Amenayde Farias, brilharam na competição. Sob a orientação do professor e técnico Hamilton Cézar, responsável pelo time pernambucano, as jovens atletas conquistaram medalhas com muito empenho e dedicação.
As Paralimpíadas Escolares, realizadas anualmente, promovem a inclusão por meio do esporte e destacam o talento de jovens com deficiência de 11 a 17 anos. O evento reúne representantes de todos os estados brasileiros, oferecendo competições em modalidades adaptadas como atletismo, natação, bocha, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, entre outras.
Kaillany Silva garantiu dois bronzes:
•🥉 3º lugar por equipes (Classe C6, C7 e C8 – A-F).
•🥉 3º lugar individual (Classe C6, C7 e C8 – A-F).
Clara Vitória também subiu ao pódio, conquistando:
•🥉 3º lugar por equipes (Classe C1, C2, C3, C4 e C5 – A-F, cadeirante).
Essa foi a terceira participação consecutiva de Kaillany no evento, consolidando-se como uma atleta de destaque ao manter-se no pódio em todas as edições, alternando entre o 2º e 3º lugares. Já Clara Vitória, em sua segunda participação, também se manteve entre as melhores, após conquistar a prata em 2023 e o bronze este ano.
Mais que um ambiente competitivo, o evento é uma plataforma de conscientização sobre a inclusão e o respeito às diferenças, reforçando valores como superação e diversidade. Além de oferecer uma oportunidade de desenvolvimento físico e social, as Paralimpíadas Escolares celebram a dedicação e o esforço de cada atleta, indo muito além da disputa por medalhas.
Reportagem e Fotos: Secretaria de Educação