Estudantes de escolas municipais de Gravatá têm encontro pelo projeto AVANSER

Tags: , , ,
Publicado em 13 de setembro de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Selecionados por desempenho em avaliação diagnóstica, 50 alunos da rede municipal vão atuar como mentores do projeto AVANSER e recebem formação especial com foco no protagonismo juvenil e no reforço pedagógico

 

 

A Secretaria de Educação de Gravatá, por meio do projeto AVANSER, reuniu 50 estudantes de 12 unidades de ensino da Rede Municipal de Gravatá, no sábado (13), na Escola Amenayde Farias, que foram selecionados como destaque, a partir de avaliação diagnóstica, e que atuarão como mentores do projeto e receberão um passaporte especial de mentoria do Instituto Yourhubs, parceiro da ação.

 

 

Junto com professores e coordenadores do projeto em Gravatá, esses jovens puderam trabalhar a parte cognitiva e juntamente com esse trabalho houve abordagem ao protagonismo juvenil, que é a capacidade que os jovens têm de serem proativos, responsáveis, críticos, reflexivos, capazes de tomar decisões assertivas e também, principalmente hoje, foi abordada a questão de trabalhar com as emoções.

 

Patrícia de Andrade Alves e Silva, coordenadora e formadora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação dos Anos Finais e coordenadora do projeto AVANSER de Língua Portuguesa em Gravatá, explicou sobre este trabalho. “Nós tivemos um primeiro encontro na secretaria, que foi quando a gente fez a apresentação do projeto e a apresentação do grupo de trabalho. A nossa secretária estava presente, Joselma, e um dos secretários adjuntos. E aí nós trabalhamos uma dinâmica dos sonhos, as perspectivas que eles tinham para o futuro. A gente percebeu que muitos deles têm vontade de fazer a seleção para os Institutos Federais e para a escola técnica. Então, esse projeto visa também prepará-los melhor para a aplicabilidade da prova, para que eles consigam ter êxito melhor na prova”. 

 

 

Ainda de acordo com a professora Patrícia, “o foco desse encontro e desse projeto AVANSER é a seleção que nós fizemos de alunos protagonistas que vão atuar dentro dos espaços escolares, concomitante às aulas e ajudando os professores na questão do estudo dos descritores e dos conteúdos pelos quais eles serão avaliados no final do ano. Em outubro a gente tem uma avaliação de larga escala, em novembro temos outra também de larga escala e nós estamos engajados, professores, secretaria, equipes gestoras das escolas, eu com língua portuguesa, professor Emiliano com matemática, toda a secretaria unida nesse projeto para a melhoria dos resultados e da qualidade da educação social do nosso município. Atualmente estamos trabalhando com os nonos anos e com a possibilidade de ano que vem a gente replicar. Esse ano é o projeto piloto e nós temos a intenção de replicar esse projeto para o próximo ano atingindo outras turmas também do ensino fundamental das séries finais”.

 

 

Emiliano Ferreira da Silva, coordenador e formador de Matemática da Secretaria de Educação dos Anos Finais e também coordenador do projeto AVANSER de Matemática, explicou o que foi o encontro deste sábado. “Hoje pela manhã nós vamos fazer justamente um momento em que nós iremos utilizar teoria e prática, onde nós vamos inicialmente fazer uma explanação oral sobre os conteúdos dos 15 primeiros descritores da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e aí os alunos irão, a partir da intervenção, iremos colocar em prática justamente onde nós vamos, ali na Praça Rodolfo de Moraes, nós vamos trabalhar com medidas diárias, figuras planas, volumes, então a gente une teoria e prática nessa aula de hoje, que é muito importante o projeto AVANSER. É um projeto bastante importante, uma vez que a gente quando trabalha com metodologias. Aprendendo com o projeto AVANSER, ele se torna um formador indiretamente falando para os seus colegas de sala de aula dentro da própria escola. Então, é um projeto que tem essa perspectiva de melhora cada vez mais para a educação do município de Gravatá”.

 

 

Michel Lucas, estudante do 9º ano da Escola Municipal Capitão José Primo, é um dos 50 alunos selecionados pelo projeto AVANSER. “Eu acho que esse é um projeto muito bom, que eu aprendo muito e, consequentemente, isso vai me ajudar lá na frente, ajudar a todos, que é um projeto que vai fazer para dar nossas vidas, vai ajudar todos os alunos aqui, querendo ou não a se destacar mais na escola e na vida. Eu estou agradecido aos professores, à prefeitura, ao prefeito, todo mundo que está nos ajudando aqui”.

 


 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS