Exames de mamografia e ultrassonografia em Gravatá agora são permanentes em caravana que percorre o município

Tags: ,
Publicado em 27 de junho de 2024, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Iniciativa da Secretaria de Saúde busca a prevenção do câncer de mama em mulheres e outras doenças na população geral da cidade e da zona rural com a realização do exame na grade regular. Posto Nossa Senhora das Graças foi contemplado na quinta (27)

Na quinta-feira (27), a Prefeitura de Gravatá deu continuidade à realização dos exames de mamografia e ultrassonografia digital de alta resolução na grade regular de exames do município. Agora a Secretaria de Saúde inseriu os exames na rotina dos exames que são ofertados pela mesma, o que anteriormente só acontecia em mutirões agora é realizado cotidianamente.

São realizados 200 exames por mês de mamografia e 100 de ultrassonografia e desta vez o Posto Nossa Senhora das Graças foi contemplado com a ação, que acontece de forma itinerante nos bairros e nas comunidades da zona rural. Essa novidade faz parte das políticas de saúde pública do município e conta com uma equipe de profissionais capacitados para atender os gravataenses. A mamografia é fundamental na detecção precoce do câncer de mama, aumenta as chances de cura e contribui para a qualidade de vida das pacientes.

A aposentada Josefa Bezerra afirmou que “ter esse exame de forma gratuita para todo o município, tanto Zona Urbana quanto Zona Rural, é um privilégio, porque precisamos fazer regularmente, uma vez por ano e se temos isso aqui em Gravatá mostra que a Prefeitura está cuidando de verdade da gente.”

Vitalma Batista, tecnóloga em radiologia que realiza o exame, destaca que ”hoje foram realizados 100 exames de mamografia, um exame importante para a identificação do câncer de mama. É importante que as mulheres de Gravatá façam esse exame e também é um ganho pra elas a prefeitura estar oferecendo esse serviço às mulheres gravataenses.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)