Exposição de Carros Antigos movimenta Gravatá neste sábado (19)

Publicado em 20 de outubro de 2024, por Pedro Ferreira | Categoria: Destaque

Colecionadores de vários lugares da região estiveram presentes apresentando carros

Gravatá foi palco de mais um evento que foi a exposição de carros antigos que atraiu visitantes de diversas regiões. A mostra aconteceu no Hotel Portal e contou com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e teve como parte da programação do 3º Motofest Gravatá, e reuniu colecionadores e entusiastas apaixonados por veículos clássicos.

Com modelos que variam desde carros das décadas de 1940 até clássicos dos anos 1980, o evento proporcionou ao público uma verdadeira viagem no tempo. Entre os destaques estavam veículos icônicos como o Fusca, Opala, Mustang e até raridades como o Chevrolet Bel Air e o Ford Galaxie. A exposição não só celebrou a nostalgia, mas também destacou o cuidado e dedicação de seus proprietários, que mantêm esses automóveis em perfeito estado.

Cláudio Silva, restaurador de carros antigos, fala desse trabalho de restauração de automóveis: “É um prazer para a gente, primeiramente, participar. Com o tempo e a experiência de estar presente nos eventos, pegamos o costume e, digamos, o amor por restaurar carros. Porque, assim, é muito bom ver um carro antigo, mas a gente gosta mesmo é de ver um carro bem alinhado, com uma pintura bonita. Então, começamos nesse nicho de mercado para deixar nossos carros mais bonitos”.

O colecionador de carro, Ailton Silva, é gravataense e tem um fusca: “Esse é um Fusca 1976, 1300L, é um clássico, que é um dos primeiros carros que eu tive antigo. Tenho esse e mais outro Fusca também, um 1600 Pizorão e um GTS e um Ômega. Esse é o xodó da família, que é o carro que a gente mais viaja com ele, que é um carro muito apaixonante. É um clássico, eu amo o Fusca, o Fusca é a paixão de todo brasileiro”.

Alexandre Zito, colecionador há 55 anos de carros antigos destaca: “Olha, da exposição eu participo mais ou menos há 15 anos, no segmento de automóveis eu estou há 55 anos de seminovos e carros antigos. Hoje eu me dedico 100% a carros antigos. Então eu resolvi, inclusive, vir morar aqui em Gravatá, onde eu tenho agência, garagem de Sr. Zito, e negocio carros antigos. Isso pra todo o Brasil”.

Silvio Menezes, jornalista automotivo, fala da experiência em participar desse evento: “Estou presente mais uma vez nesse encontro de gravatá e eu digo sem medo de errar. Eu já tive praticamente várias exposições aí pelo mundo, já visitei várias coleções aí fora e eu posso dizer que como evento esse aqui é muito forte regionalmente. Não tenho a menor dúvida de dizer que é o melhor de Pernambuco e também um dos melhores aí do Nordeste. Sem medo nenhum, é muita organização, o ambiente é muito interessante e o nível de carros presentes é muito bom. Tanto é que você tem aqui a presença de colecionadores de várias partes do Nordeste. Inclusive a turma da Bahia, diga-se passagem, é importante prestigiar. Teve aqui com excelentes carros, o que eleva o nível do carro aqui. O que eleva o nível do evento sem dúvida nenhuma. Em relação a minha coleção particular, eu tenho aqui alguns modelos antigos e vim aqui pra quem sabe sair daqui com mais um carro novo ou melhor, mais um carro antigo”.

Reportagem: Pedro Ferreira

Fotos: Anderson Souza (SECOM)