Com 90% da rede hoteleira ocupada, evento aqueceu comércio, serviços e gastronomia, consolidando-se como motor de desenvolvimento econômico para o município
Gravatá foi palco, nesse fim de semana (22 a 24/08), do Festival Pernambuco Meu País, um evento que ultrapassou a dimensão cultural e consolidou-se como motor de desenvolvimento econômico para o estado. Durante os três dias de programação em Gravatá, a movimentação financeira no município superou a marca de R$ 100 milhões, refletindo diretamente em diversos setores da economia local, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
“Gravatá mostrou, mais uma vez, sua força como destino turístico e cultural. Um evento desse porte movimenta toda a economia local, da rede hoteleira ao pequeno comércio, e projeta a cidade como referência em acolher grandes iniciativas. O Festival Pernambuco Meu País é um exemplo claro de como a cultura pode ser um vetor de desenvolvimento econômico regional”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti.
De acordo com o secretário executivo de Indústria e Comércio de Gravatá, Josias Teles, o impacto foi abrangente, atingindo comércio, serviços, indústria alimentícia e setor gastronômico. “A economia do município foi muito aquecida com o festival, movimentando toda a cadeia de negócios. Hotéis, restaurantes e similares registraram forte crescimento, e a rede hoteleira chegou a 90% de ocupação durante o evento”, destacou.
O resultado evidencia o potencial do festival como indutor de desenvolvimento regional, ao gerar receitas, estimular o turismo e promover uma dinâmica positiva para empreendedores locais. Mais do que um evento cultural, o Pernambuco Meu País consolidou-se como uma estratégia de fortalecimento econômico para Gravatá e seus arredores. A cidade serrana recebeu mais de 130 atividades e mais de 10 polos de vivência cultural espalhados, celebrando a diversidade artística e as tradições de Pernambuco com acessos totalmente gratuitos.
Shows, cortejos, espetáculos, oficinas, cinema, exposições, feiras criativas, debates e apresentações de culturas populares compuseram a extensa programação do evento, que reforçou o protagonismo dos artistas e produtores culturais pernambucanos: mais de 75% das atrações foram do Estado, e mais de 80% das contratações foram feitas via edital público.
Sobre o Festival Pernambuco Meu País
O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.
Crédito: San Pereira / Governo de Pernambuco