Profissionais das seis creches municipais participam de encontro promovido pela Secretaria de Educação dentro do programa ComCreche
Na segunda-feira (28), professoras e auxiliares pedagógicas das seis creches municipais de Gravatá participaram de uma formação continuada promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. A ação faz parte do programa ComCreche, inserido no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e teve como foco o aprimoramento das práticas pedagógicas voltadas para bebês e crianças bem pequenas.
O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e teve como tema central o “Trabalho Pedagógico com Bebês e Crianças Bem Pequenas”. Durante a formação, foram discutidas estratégias para fortalecer o planejamento e a atuação docente no cotidiano das creches, o cuidado, a escuta sensível e a intencionalidade pedagógica.
A proposta visa garantir o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida e reconhecer o papel fundamental da creche como espaço de aprendizagem e convivência. A iniciativa também promove a troca de experiências entre as profissionais, e contribui para uma educação infantil mais qualificada e alinhada às diretrizes nacionais.
“A formação é um momento essencial para refletirmos sobre a prática, pensarmos o cotidiano com intencionalidade e fortalecermos a presença do pedagógico nas interações com os bebês e crianças bem pequenas”, destacou Andrea Tenório, formadora do curso. Ela explicou que, “durante o encontro, foram trabalhados elementos fundamentais como a organização dos espaços, o planejamento de rotinas significativas, a escuta ativa das crianças, a ludicidade nas interações e o papel do adulto como mediador das aprendizagens no contexto da creche.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)