GCM e PM de Gravatá participam de curso de formação da Patrulha Maria da Penha

Publicado em 26 de agosto de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Agosto Lilás

Na ocasião foi anunciado que o município, a partir de hoje, conta com mais uma Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar da 5ª CIPM

Na quinta-feira (25), a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar da 5ª CIPM de Gravatá participaram de uma capacitação da Patrulha Maria da Penha. O Poder público une forças e promove aperfeiçoamento aos agentes de segurança do município.

Esse curso tem realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, junto à Secretaria de Segurança e Defesa Civil, em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Gravatá, com o apoio da Guarda Civil Municipal de Ipojuca.

Dentro da grade da programação do Agosto Lilás, durante todo o dia, os agentes puderam contar com um leque de conhecimentos sobre a violência doméstica, legislação da Lei Maria da Penha, atendimento da patrulha nas rondas e nas visitas, e como os mesmos devem agir em determinadas situações, desde a ocorrência até o acompanhamento. Além de proporcionar maior segurança, humanização e esperança às mulheres vítimas de violência.

A partir de hoje, Gravatá entra para a história com a instalação, ciclo de expansão, de mais uma Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar da 5ª CIPM. Um marco na gestão do Prefeito Joselito Gomes com a atuação da Secretaria da Mulher.

Ualison Oliveira, inspetor chefe e agente da Patrulha Maria da Penha de Gravatá, fala da importância dos guardas passarem por essas capacitações: “ Toda formação que vem para a corporação da Guarda Municipal é sempre bem-vindo pois nos traz um conhecimento a mais do que nós realizamos no nosso dia-a-dia. Durante nossas ocorrências envolvendo casais sempre nos deparamos com algo que agrava a situação tanto da mulher quanto do homem e esses cursos, essas capacitações nos aprimoram mais ainda a forma de atender a mulher quando ela está no momento de vulnerabilidade. Então, os cursos vêm nos trazendo e abrindo nossas mentes para atendermos melhor a cada dia as mulheres do nosso município e quem vier de fora também fazer parte do nosso município”.

A comandante da Patrulha Maria da Penha de Ipojuca, Marina Sacramento, fala o que foi explicado nesse curso de formação: “O intuito da capacitação foi trazer as informações referentes a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas de urgência, como a Patrulha Maria da Penha atua na fiscalização dessas medidas e como a gente pode fazer no atendimento das ocorrências de violência doméstica e familiar nos municípios dando o auxílio essa mulher desde a delegacia e todos os procedimentos que ela precisa passar até chegar o momento de receber a medida protetiva e entrar na fiscalização dela”.

Para Ester Gomes, secretária da Mulher, é muito importante a promoção desses conhecimentos e de extrema grandeza Gravatá contar com duas Patrulhas Maria da Penha: “O dia de hoje foi mais um marco na gestão municipal. Dentro ainda da grade de programação das atividades do mês do Agosto Lilás e Gravatá dar mais um passo importante quando instalada a Patrulha Maria da Penha sendo essa agora da Polícia Militar. A gestão consolida mais um organismo dentro da área de segurança bem como na área de proteção. Então, ficamos muito felizes por estarmos desenvolvendo atividades de fato muito expressivas e significativas para o nosso município”.

O prefeito Joselito Gomes, com uma gestão atuante, comenta que: “Dentro do contexto do Agosto Lilás a Secretaria da Mulher do nosso município, a secretária Ester e toda sua equipe, realizando um dia de formação com a Polícia Militar e Guarda Municipal com o objetivo do fortalecimento e ampliação de um trabalho que já acontece em nosso município com a Patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal e agora Patrulha Maria da Penha também na Polícia Militar. Assim sendo, teremos uma gestão de forças podendo ampliar o atendimento sem descuidar das políticas públicas também necessárias para que todo trabalho de prevenção aconteça e tenhamos em Gravatá uma convivência mais pacífica entre as pessoas, uma diminuição sensível do feminicídio ou qualquer outro tipo de violência em relação a mulher em nosso município. Assim vamos continuar com o trabalho porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Por fim foi entregue os certificados pelos componentes da mesa: o prefeito Joselito Gomes, a secretária da Mulher Ester Gomes, o comandante Freitas da 5ª CIPM, o comandante da Guarda Municipal de Gravatá, André Paiva, a comandante da Patrulha Maria da Penha de Ipojuca, Marina Sacramento e o vereador Neném de Uruçu.

Estiveram presentes a secretária executiva da Mulher, Gleyzi Gueiros e toda equipe, a comandante da Patrulha Maria da Penha de Gravatá, Flávia.

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)